Especialista elege as 10 melhores praias dos Estados Unidos

Do Havaí à Flórida, Dr. Beach elenca seus lugares favoritos no país de acordo com 50 critérios

Laura Begley Bloom
Compartilhe esta publicação:
Getty Images
Getty Images

A praia de Wailea, no Havaí, está no top 10 melhores praias dos Estados Unidos

Acessibilidade


Com o verão no Hemisfério Norte finalmente chegando, quem está nos Estados Unidos durante a estação só procura uma coisa: as melhores praias do país. E nós temos o homem com as respostas. Dr. Beach, também conhecido como Dr. Stephen P. Leatherman, é professor e diretor do Laboratório de Pesquisa Costeira da Universidade Internacional da Flórida e ganhou seu apelido quando era professor na Universidade de Maryland, quando dava aulas sobre ondas e praias. 

Leatherman classifica as melhores praias dos Estados Unidos há mais de 30 anos, e já elaborou rankings dos melhores locais da Flórida, da Califórnia e muito outros. Todos os anos, o renomado geocientista e ecologista costeiro elege as dez melhores praias dos EUA com base em 50 critérios, que incluem segurança, qualidade da areia, limpeza e – um dos pontos mais caros a Leatherman – a proibição de fumar. “Dou créditos extras para praias onde não é permitido fumar”, diz ele.

Leia mais: As 22 praias mais bonitas da Europa para aproveitar neste verão

Este ano, o Dr. Beach coroou Ocracoke Lifeguarded Beach, na Carolina do Norte, como a melhor praia dos EUA em seu prêmio anual de “Melhores Praias”. Muitas vezes chamada de pérola dos Outer Banks, o local fica em uma ilha idílica a 42 quilômetros da costa da Carolina do Norte e faz parte do Cape Hatteras National Seashore. “Aqui você tem tudo: areia e água limpas e segurança na praia, além de ter 25 quilômetros de praia intocada, bela e ampla, e enormes dunas cobertas de grama”, diz Leatherman.

O especialista conta que Ocracoke é sua praia favorita e que ele passou férias no local muitas vezes ao longo dos anos. “Eles não têm grandes hotéis e redes – são todas pequenas pousadas”, explica. Seu lugar favorito para ficar é um pequeno hotel chamado Blackbeard’s Lodge, que leva o nome do lendário pirata. “Esta era a praia favorita do Barba Negra, o seu reduto”, diz Leatherman. “Ele era um verdadeiro festeiro, dava grandes festas e as pessoas aqui o amavam. Dizem que, embora ele tenha partido há muito tempo, seu espírito vive nesta ilha.”

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Ocracoke Lifeguarded Beach também é reconhecida por seu icônico farol de 1823 – o segundo mais antigo do país – além de um rebanho de pôneis outrora selvagens que se acredita serem descendentes de cavalos mustang espanhóis coloniais. Uma ótima maneira ecológica de explorar a área é usar o Ocracoke Express Passenger Ferry. “Gosto de andar de bicicleta ou alugar um carrinho de golfe”, conta o especialista.

Outra praia da Carolina do Norte também fez parte da lista do Dr. Beach: The Old Lighthouse Beach em Buxton, que fica mais ao norte em Outer Banks. “Ambas as praias estão dentro da costa nacional e não é permitido fumar. E eles têm salva-vidas. A segurança na praia também é muito importante para mim. As correntes de retorno são a coisa mais perigosa nas praias.”

Então, o que alguém deve procurar quando está escolhendo uma praia para as férias de verão? “Temos centenas de ótimas praias neste país e isso depende do seu interesse. Se você quiser surfar, a Old Lighthouse Beach da Carolina do Norte seria o lugar. Se você quiser caminhar, vá até a praia da Guarda Costeira de Cape Cod”, diz ele.

Leia mais: Os 10 lugares mais lindos do mundo, segundo a ciência

Além das dez melhores praias dos Estados Unidos, o site DrBeach.org de Leatherman lista as praias agrupadas por categoria – de esportivas a selvagens –, além de uma lista das vencedoras de anos anteriores. Depois que uma praia encabeça a lista, Leatherman a retira para dar lugar a outros locais.

Confira o ranking:

1. Ocracoke Lifeguarded Beach – Outer Banks, Carolina do Norte

Reprodução/Forbes

Por que entrou na lista: “Ocracoke, que já foi a casa do pirata Barba Negra, ainda é um lugar especial. É minha praia de refúgio favorita”, diz Leatherman. “Aqui você vai encontrar algumas das praias mais selvagens dos EUA.”

Uma dica: “As ondas grandes dominam no final do verão, então as famílias com crianças podem querer visitar no início do ano. Minha época favorita para ir é no outono, quando há menos pessoas e a água ainda está quente no final de setembro. É realmente uma praia para todas as estações.”

2. Parque Estadual da Ilha Caladesi – Dunedin/Clearwater, Flórida

Getty Images

Por que entrou na lista: “A praia branca é composta de areia quartzosa cristalina, que é macia e fofa na beira da água.”

Uma dica: “Pode-se chegar à Caladesi por uma balsa que transporta pedestres, barcos particulares ou fazendo uma longa caminhada ao norte de Clearwater Beach. A enseada está fechada, então Caladesi não é mais uma verdadeira ilha, mas ainda é um ótimo refúgio.”

3. Coopers Beach – Southampton, Nova York

Getty Images

Por que entrou na lista: “Coopers Beach está localizada na costa sul de Long Island, no estado de Nova York, protegida das correntes frias de Labrador na bela vila de Southampton. Alguns dos melhores acessos à praia nos Hamptons estão aqui.”

Uma dica: “Há uma lanchonete que serve almoço e bebidas.”

Leia mais: Os 50 países mais lindos do mundo

4. Parque Estadual da Ilha St. George – Florida Panhandle

Getty Images

Por que entrou na lista: “Depois que a ilha de St. George sofreu um grande golpe em 2018 pelo furacão Michael, a área se recuperou substancialmente, especialmente a praia de areia branca e fina.”

Uma dica: “Há muito para explorar neste parque sereno de 810 hectares.”

5. Praia Duke Kahanamoku – Oahu, Havaí

Getty Images

Por que entrou na lista: “Kahanamoku Beach está localizada no extremo oeste da Waikiki Beach, longe das grandes multidões.”

Uma dica: “É a praia mais larga desta faixa de areia mundialmente famosa e protegida por um recife de coral, o que a torna um bom local para famílias com crianças.”

6. Lighthouse Beach – Buxton, Outer Banks, Carolina do Norte

Getty Images

Por que entrou na lista: “Lighthouse Beach é onde ficava o antigo Farol de Cape Hatteras, com listras em espiral, antes de ele ser movido para terra firme em 1999 por causa da erosão da praia.”

Uma dica: “Esta praia é o ponto de surf número 1 na costa atlântica dos EUA”.

Leia mais: 10 hotéis de luxo para aproveitar o frio no Brasil

7. Coronado Beach – San Diego, Califórnia

Getty Images

Por que entrou na lista: “Coronado Beach é o brinde do sul da Califórnia; um verdadeiro oásis à beira-mar com centenas de metros de largura.”

Uma dica: “O marco local, o Hotel del Coronado, foi construído há mais de cem anos; reis, sheiks, atores e atrizes se hospedaram nesse hotel icônico.”

8. Praia de Wailea – Maui, Havaí

Getty Images

Por que entrou na lista: “A praia de areia branca de coral se inclina suavemente para o mar e é ótima para mergulho com snorkel quando o oceano está calmo.”

Uma dica: “Os hotéis chiques ficam afastados da praia, o que proporciona uma bela área de natureza, enfeitada com vegetação tropical, arbustos e árvores floridos.”

9. Beachwalker Park – Ilha Kiawah, Carolina do Sul

Por que entrou na lista: “Ao sul de Charleston, Beachwalker Park é uma praia pública localizada no extremo sul da ilha de Kiawah.”

Uma dica: “A água não é transparente, mas é limpa e fornece frutos do mar fantásticos para a culinária.”

Leia mais: Bilionário Richard Branson prepara novo hotel de luxo na Espanha

10. Praia da Guarda Costeira – Cape Cod, Massachusetts

Getty Images

Por que entrou na lista: “A pitoresca e antiga estação da Guarda Costeira ainda fica no topo das falésias glaciais, e fornece uma vista espetacular do sistema de barreiras Nauset Spit e da baía.”

Uma dica: “Durante o verão, os banhistas dão mergulhos rápidos e refrescantes no oceano, já que a água é gelada. Nos últimos anos, as focas se mudaram do Refúgio de Vida Selvagem da Ilha Monomoy para as praias povoadas, o que tem atraído grandes tubarões brancos”.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Compartilhe esta publicação: