Procuradores britânicos autorizam acusações de agressão indecente contra Harvey Weinstein

8 de junho de 2022

 

LONDRES (Reuters) – Procuradores britânicos disseram nesta quarta-feira que autorizaram a apresentação de acusações formais contra o produtor de cinema de Hollywood Harvey Weinstein por agressão indecente contra uma mulher há 26 anos.

“As acusações foram autorizadas contra Harvey Weinstein, de 70 anos, após uma revisão das evidências reunidas pela Polícia Metropolitana de Londres em sua investigação”, disse Rosemary Ainslie, diretora da Divisão Especial de Crimes do Serviço de Procuradoria da Coroa (CPS).

O CPS disse que a suposta agressão aconteceu em agosto de 1996 em Londres. A Polícia Metropolitana disse que a acusação envolve uma mulher que hoje está com cerca de 50 anos de idade.

“É estranho e até desnecessário que eles tenham soltado essa informação sem que ele fosse ouvido, ou tivesse recebido qualquer informação prévia em relação às acusações, além de não ter sido produzida uma folha de acusação, ou qualquer plano sobre como eles pretendem proceder com esse assunto”, afirmou um porta-voz de Weinstein à Reuters por e-mail.

“Neste momento, temos as mesmas informações que a imprensa tem”.

Weinstein atualmente cumpre pena de 23 anos de prisão nos Estados Unidos após ser condenado em 2020 de abusar da ex-assistente de produção Mimi Haleyi, e de estuprar da ex-aspirante à atriz Jessica Mann.

A condenação foi mantida por um tribunal de recursos de Nova York na semana passada.

O veredicto foi considerado um marco para o movimento #MeToo, no qual mulheres se pronunciaram para acusar dezenas de homens poderosos de má conduta sexual. Muitos vêem as acusações contra Weinstein, que apareceram em 2017, com um fator importante para iniciar o movimento.

(Reportagem de Michael Holden, em Londres, e Jonathan Stempel, em Nova York)