Água de cacto: o hype realmente vale a pena?

8 de agosto de 2022
Getty Images

A água de cacto é feita a partir da variedade nopal

Alguns anos atrás, se alguém mencionasse “água de cacto”, você provavelmente imaginaria algo que (relutantemente) consumiria como último recurso para evitar a desidratação se ficasse preso em um deserto.

Avance para os dias de hoje, em que a água de cacto é uma das bebidas à base de plantas que mais está movimentando o universo das bebidas funcionais – tanto que foi apelidada de “a nova água de coco”.

De acordo com a Grand View Research, o tamanho do mercado global de água de cacto embalada foi estimado em US$ 16,7 milhões em 2019 e deve atingir US$ 73,7 milhões até 2027.

Leia mais: O que é gua sha e como a técnica pode te ajudar?

Mas o que exatamente é a água do cacto? “Ela é feita espremendo o suco da fruta rosa do cacto de pera espinhosa (também conhecido como cacto nopal)”, explica Lisa DeFazio, nutricionista registrada na Califórnia.

Então, o que torna a água de cacto a bebida do momento?

A fruta da pera espinhosa é repleta de antioxidantes, como vitamina C, betalaína, quercetina, taurina e carotenoides que estão associados à redução ou inibição de danos celulares causados ​​pela eliminação de radicais livres.

Além disso, também contém uma série de eletrólitos como potássio, magnésio e cálcio que são vitais para regular o equilíbrio de fluidos e manter a saúde de nossos ossos, músculos, nervos, rins e coração.

Graças ao seu rico perfil antioxidante e eletrolítico, a pera espinhosa pode reduzir a inflamação. É por isso que beber água de cacto após o treino pode ajudar a regular o equilíbrio de fluidos em seu corpo, prevenir cãibras musculares, estabilizar o açúcar no sangue e acelerar a recuperação muscular.

Suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes também significam que pode ser benéfico para proteger sua pele dos danos dos radicais livres que causam a quebra do colágeno – resultando em rugas, linhas finas, manchas, tom de pele irregular e perda de elasticidade.

De acordo com um estudo controlado em animais, a água do cacto pode até ser eficaz para diminuir a aparência de cicatrizes. Enquanto isso, uma meta-análise de 2015 publicada na revista Nutrition sugere que a fruta da pera espinhosa pode ajudar a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol. Além disso, também pode ajudar na cura de úlceras estomacais, diz DeFazio.

Leia mais: Uísque australiano é eleito o melhor do mundo

Fora isso, a bebida “também tem poucas calorias e açúcar”, acrescenta a nutricionista. Uma xícara de água de cacto embalada contém aproximadamente 19 calorias e quatro gramas de açúcar.

No entanto, certas marcas podem adicionar mais açúcar para melhorar o sabor, o que aumentaria a contagem de calorias por porção. Então você provavelmente deve verificar o rótulo do produto para ver exatamente quais são os ingredientes.

É realmente melhor que água de coco?

“De certa forma, sim”, diz DeFazio. “A água de coco normal tem cerca de 70 calorias e mais de 15g de açúcar. Em comparação, a água de cacto tem metade das calorias e açúcar”, explica.

A água de cacto também parece ter uma vantagem no departamento de sabor. A água de cacto tem um sabor frutado mais agradável, com uma leve nota de frutas silvestres. Portanto, pode ser mais fácil para o paladar de algumas pessoas.

A desvantagem da água de cacto

A água do cacto pode ter um efeito laxante em algumas pessoas, resultando em diarreia ou outros problemas gastrointestinais, diz DeFazio. Portanto, aqueles com SII (Síndrome do Intestino Irritável) devem ter cuidado, aconselha.

Também não há informações confiáveis ​​suficientes sobre a segurança do consumo de água de cacto se você estiver grávida ou amamentando. Se você estiver tomando algum medicamento, prescrito ou sem receita, é melhor falar com seu médico antes de incorporar a água de cacto em sua dieta.

Além disso, é importante estar atento à quantidade, pois beber muita água de cacto pode levar à hipoglicemia, alerta DeFazio. A hipoglicemia ocorre quando os níveis de açúcar no sangue caem abaixo da faixa saudável, dificultando a continuidade das funções corporais. Os sintomas comuns incluem tontura, dor de cabeça, náusea, sudorese excessiva, palpitações e perda de consciência.

Veredicto final: “Acho que vale a pena tentar, especialmente se você está cansado de beber água [regular] o dia todo”, diz DeFazio. “Pode ser uma maneira saborosa de se manter hidratado”, acrescenta ela.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022