Cultivado no interior de São Paulo, em Pilar do Sul, o wasabi entrou recentemente para o rol de ingredientes que antes só eram encontrados fora do país e agora estão mais próximos das mãos dos chefs brasileiros. Ralado na hora, com instrumento próprio, o caule apresenta sabor e textura diferentes das pastas industrializadas usualmente servidas com sushis e sashimis – e que muitas vezes nem levam wasabi.
LEIA MAIS: Janaina Rueda diz o que está por trás do sucesso de A Casa do Porco
Inicialmente, a Minato Wasabi fornecia apenas para o restaurante de Murakami. Hoje, consegue atender mais alguns poucos chefs, como Telma Shiraishi e Kazuo Harada.Outro ingrediente que só vinha de fora e agora tem versão brasileira é a trufa, encontrada em lugares como São Bento do Sapucaí (SP) e Cachoeira do Sul (RS).
“É uma espécie diferente das que se encontram na Itália”, diz Monica Claro, sócia da Tartuferia San Paolo, que trabalha com o produto desde 2019. “Tem coloração marrom bem clara, textura agradável e aroma e sabor que remetem a avelãs e macadâmias. São excelentes com massas simples, risotos e carnes.”
No restaurante Caviar Kaspia, de São Paulo, o tagliolini leva bottarga de origem brasileira. Essas ovas curadas típicas da Itália são um caso mais antigo de produto internacional que passou a ser feito no Brasil (a Bottarga Gold as fabrica desde 2009 em Santa Catarina). Mas são um caso especialmente curioso, porque ovas de tainha frescas brasileiras costumavam (e ainda costumam) ser exportadas para a fabricação de bottarga. Isso ainda acontece, mas hoje a brasileira disputa espaço com a importada – e chega a ser exportada para os Estados Unidos.
É nosso mesmo
Esse e outros produtos de origem amazônica são a aposta da Manioca, criada por Paulo Reis e Joanna Martins – filha de Paulo Martins, que, com o restaurante Lá em Casa, de Belém (PA), foi pioneiro no movimento de valorização da gastronomia brasileira.
A empresa fornece para restaurantes como o D.O.M, de Alex Atala, o Maní, de Helena Rizzo, e o Mocotó, de Rodrigo Oliveira, e está disponível em pontos de venda de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Pará.
- Reportagem publicada na edição 98 da Revista Forbes.