Salman Rushdie respira por aparelhos após ataque em Nova York

12 de agosto de 2022
Invision/Forbes

O autor Salman Rushdie em uma sessão de autógrafos de seu livro “Home”, em Londres, em 6 de junho de 2017

Salman Rushdie, autor do romance de 1988 “Versos Satânicos”, que fez dele alvo de ameaças de morte, respira por aparelhos após ter sido atacado hoje (12) nos EUA. O escritor foi esfaqueado depois de subir ao palco para dar uma palestra em Chautauqua, Nova York.

O indiano de 75 anos, que passou anos escondido depois que o Irã instou os muçulmanos a matá-lo por causa de sua obra, foi esfaqueado no pescoço e no torso e levado de helicóptero para um hospital, disse a polícia.

Após horas de cirurgia, Rushdie está ligado a um respirador mecânico e incapaz de falar. A agressão foi condenada por escritores e políticos de todo o mundo e chamada de um ataque à liberdade de expressão.

“As notícias não são boas”, escreveu Andrew Wylie, seu agente literário, em um e-mail. “Salman provavelmente perderá um olho; os nervos de seu braço foram cortados; e seu fígado foi esfaqueado e danificado”.

Rushdie estava sendo apresentado para dar uma palestra para uma plateia de centenas de pessoas sobre liberdade artística na Chautauqua Institution, no oeste de Nova York, quando um homem correu para o palco e o atacou.

Os participantes atordoados ajudaram a arrancar o homem de Rushdie, que havia caído no chão. Um soldado da polícia do estado de Nova York que fazia a segurança no evento prendeu o agressor. A polícia identificou o suspeito como Hadi Matar, um homem de 24 anos de Fairview, Nova Jersey, que comprou um ingresso para o evento.

“Um homem pulou no palco de não sei de onde e começou o que parecia ser uma pancada no peito, golpes repetidos no peito e no pescoço”, disse Bradley Fisher, que estava na plateia. “As pessoas gritavam, gritavam e ofegavam.”

Um médico na plateia ajudou Rushdie enquanto os serviços de emergência chegaram, disse a polícia. Henry Reese, moderador do evento, sofreu um pequeno ferimento na cabeça. A polícia disse que está trabalhando com investigadores federais para determinar um motivo. Eles não descreveram a arma usada.

Rushdie, que nasceu em uma família muçulmana da Caxemira em Bombaim, agora Mumbai, antes de se mudar para o Reino Unido, há muito enfrenta ameaças de morte por seu quarto romance, “Os Versos Satânicos”. Alguns muçulmanos disseram que o livro continha passagens blasfemas. A obra foi banida em muitos países com grandes populações muçulmanas após sua publicação em 1988.

Alguns meses depois, o aiatolá Ruhollah Khomeini, então líder supremo do Irã, pronunciou uma fatwa, ou édito religioso, pedindo aos muçulmanos que matassem o romancista e qualquer pessoa envolvida na publicação do livro por blasfêmia.

Rushdie, que chamou seu romance de “muito leve”, se escondeu por quase uma década. Hitoshi Igarashi, o tradutor japonês do romance, foi assassinado em 1991. O governo iraniano disse em 1998 que não apoiaria mais a fatwa, e Rushdie viveu relativamente abertamente nos últimos anos.

Organizações iranianas, algumas afiliadas ao governo, levantaram uma recompensa de milhões de dólares pelo assassinato de Rushdie. E o sucessor de Khomeini como líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, disse em 2019 que a fatwa era “irrevogável”.

A agência de notícias semi-oficial Fars do Irã e outros meios de comunicação doaram dinheiro em 2016 para aumentar a recompensa em US$ 600 mil. A Fars chamou Rushdie de apóstata que “insultou o profeta” em seu relatório sobre o ataque de hoje.

Rushdie publicou um livro de memórias em 2012 sobre sua vida enclausurada e secreta sob a fatwa chamada “Joseph Anton”, o pseudônimo que ele usou enquanto estava sob proteção da polícia britânica. Seu segundo romance, “Os Filhos da Meia-Noiten”, ganhou o Booker Prize. Seu novo romance “Victory City” deve ser publicado em fevereiro.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse estar chocado com o fato de Rushdie ter sido “esfaqueado ao exercer um direito que nunca deveríamos deixar de defender”.

Rushdie estava na instituição no oeste de Nova York para uma discussão sobre os Estados Unidos dando asilo a artistas no exílio e “como um lar para a liberdade de expressão criativa”, segundo o site da instituição.

Não houve verificações de segurança óbvias na Instituição Chautauqua, um marco fundado no século 19 na pequena cidade à beira do lago de mesmo nome; a equipe simplesmente verificava os passes das pessoas para liberação da entrada, disseram os participantes.

“Senti que precisávamos ter mais proteção lá porque Salman Rushdie não é um escritor comum”, disse Anour Rahmani, escritor argelino e ativista de direitos humanos que estava na plateia. “Ele é um escritor com uma fatwa contra ele.”

Michael Hill, presidente da instituição, disse em uma entrevista coletiva que eles tinham o hábito de trabalhar com a polícia estadual e local para fornecer segurança ao evento. Ele prometeu que o programa de verão continuaria em breve.

“Nosso objetivo é ajudar as pessoas a superar o que tem sido muito divisivo em um mundo”, disse Hill. “A pior coisa que Chautauqua poderia fazer é se afastar de sua missão à luz desta tragédia, e eu não acho que o Sr. Rushdie iria querer isso também.”

Rushdie se tornou cidadão americano em 2016 e mora em Nova York. Um auto-descrito muçulmano e “ateu da linha dura”, ele tem sido um crítico feroz da religião em todo o espectro e franco sobre a opressão em sua Índia natal, inclusive sob o governo nacionalista hindu do primeiro-ministro Narendra Modi.

O PEN America, um grupo de defesa da liberdade de expressão do qual Rushdie é ex-presidente, disse estar “se recuperando de choque e horror” com o que chamou de ataque sem precedentes a um escritor nos Estados Unidos.

“Salman Rushdie foi alvo de suas palavras por décadas, mas nunca vacilou”, disse Suzanne Nossel, presidente-executiva do PEN, no comunicado. No início da manhã, Rushdie havia enviado um e-mail para ela para ajudar a realocar escritores ucranianos em busca de refúgio, disse ela.