Por que a aurora boreal ficará mais incrível nos próximos três anos

9 de novembro de 2022
Reprodução/Forbes

Cores vivas foram vistas na aurora boreal no norte da Noruega em novembro de 2022

Na última semana, as pessoas no norte da Escandinávia foram presenteadas com algumas das mais fortes luzes do norte de 2022.

Especialistas dizem que os céus multicoloridos (e espetaculares) são apenas o começo do que podemos esperar conforme a atividade do sol aumente nos próximos anos.

Luzes espetaculares no norte da Noruega

Os observadores de estrelas em Tromsø conhecem bem a aurora boreal, já que a cidade é um dos melhores lugares do mundo para observar o fenômeno natural. Mas as exibições da semana passada foram ainda melhores. Em alguns pontos, quase todo o céu foi preenchido com cores, incluindo tons de roxo e rosa mais raros.

Leia mais: 12 experiências de viagem incríveis para se ter uma vez na vida

Não foram apenas os locais e turistas que presenciaram o show. Jogadores, dirigentes e funcionários do clube de futebol holandês PSV Eindhoven foram presenteados com uma exibição em Bodø para um jogo da Liga dos Campeões da UEFA. Muitos deles usaram as redes sociais para compartilhar sua alegria ao ver as luzes antes da vitória.

Reprodução/Forbes

Espetaculares luzes do norte foram capturadas por fotógrafos ​​em Tromsø, Noruega, em 2 de novembro de 2022

Mas o mau tempo e as nuvens mais ao sul impediram que mais pessoas aproveitassem o show de luzes da aurora boreal. Mas se acreditarmos nos especialistas, teremos mais oportunidades nos próximos anos devido à aproximação do “máximo solar”.

O que é o máximo solar?

A aurora boreal é causada pelo Sol, mais especificamente quando partículas carregadas, vindas de tempestades solares, viajam em direção à Terra e reagem com gases atmosféricos. Ela só pode ser vista ao redor do polo, onde o campo magnético da Terra é mais fraco.

Embora esse processo possa acontecer a qualquer momento, a quantidade de energia liberada pelo Sol muda ao longo do tempo. Em média, o ciclo da atividade solar aumenta e diminui durante um período de aproximadamente 11 anos. Neste momento, estamos caminhando para um período de alta atividade esperada, conhecido como máximo solar.

Pål Brekke, chefe de pesquisa espacial do Centro Espacial Norueguês, disse à rede norueguesa NRK que estamos a meio caminho do próximo máximo solar. “Teremos bons anos pela frente”, disse ele, acrescentando que, se as médias se confirmarem, o próximo máximo solar deve ocorrer em 2024.

Leia mais: 23 destinos de viagem para conhecer em 2023

Isso significa um período de 3 a 5 anos de atividade significativa da aurora boreal. Se você sempre quis ver as luzes do norte, agora é um ótimo momento para começar a planejar sua viagem.