Rolex lança primeiro relógio de titânio para profundidades extremas

12 de novembro de 2022
Divulgação/Rolex

Rolex Oyster Perpetual Deepsea Challenge 2022

O novo Rolex Oyster Perpetual Deepsea Challenge representa duas novidades para a Rolex: é o primeiro relógio da marca feito de titânio RLX e seu primeiro produzido comercialmente que pode descer até 10.900 metros.

O novo modelo é o resultado da expertise da Rolex em relógios de mergulho profundo e suas parcerias com mergulhadores famosos, incluindo colaborações com a empresa francesa de mergulho Comex (Compagnie Maritime d’Expertises). O modelo Deepsea chegou até a acompanhar o famoso cineasta e explorador James Cameron em sua histórica descida na Fossa das Marianas em 2012. Sua embarcação desceu a uma profundidade de 11.200 metros com um Rolex amarrado a ela.

Leia mais: Os 5 relógios Rolex mais caros de todos os tempos

Após uma década de pesquisa e desenvolvimento, a Rolex criou uma série de modelos com capacidades sem precedentes. O novo Deepsea também é uma homenagem tanto ao mergulho de Cameron quanto ao do oceanógrafo Jacques Piccard e do tenente da Marinha dos EUA Don Walsh, a bordo do Trieste em uma viagem de 1960 na Fossa das Marianas que também incluiu um protótipo Rolex. O Deepsea Challenge vem com as palavras “Mariana Trench”, bem como as datas “23-01-1960” e “26-03-2012”, gravadas.

Divulgação/Rolex

As palavras “Mariana Trench” gravadas na parte de trás do relógio

A criação da caixa em titânio RLX torna o novo Deepsea Challenge 30% mais leve do que o que Cameron levou para a aventura – uma característica importante para um relógio que mede 50 mm de largura x 23,3 mm de espessura (o cristal sozinho tem 9,5 mm de espessura).

Ele tem uma válvula de escape de hélio e o sistema patenteado Ringlock da Rolex, que aumenta ainda mais a capacidade da caixa de suportar a pressão extrema de grandes profundidades. O Deepsea Challenge também incorpora a coroa Triplock da marca com três zonas seladas e display Chromalight para legibilidade ideal.

Ele contém o calibre interno 3230, com certificação Superlative Chronometer e uma reserva de marcha de 70 horas. Ele custa US$ 26.000 (R$ 138 mil, na cotação atual) no varejo – e sem dúvida custará aproximadamente o dobro no mercado secundário nas próximas semanas.