5 destinos para colocar na sua lista de viagens

30 de dezembro de 2022
Foto: DISCOVER DOMINICA

A paisagem intocada de Dominica é uma das atrações da ilha

As principais agências de viagens revelaram os cinco principais destinos para viajar em 2023. Confira a seguir:

Leia mais: Planejando viajar para a Europa em 2023? Veja como economizar

1. DOMINICA

A renomada Lonely Planet anunciou sua lista “Best in Travel” para 2023 e colocou Dominica como um de seus principais destinos na categoria para ‘Descontrair’.

“Conhecida como a Ilha da Natureza, Dominica é frequentemente confundida com a República Dominicana. Não esperamos que isso aconteça por muito mais tempo”, diz a editora de guias de viageM. “Embora historicamente seja uma ilha menos visitada no Caribe, Dominica agora é servida por voos diretos da American Airlines a partir de Miami.” Resorts de luxo, como o Kempiniski, inaugurado em 2019, também começam a abrir as portas na ilha.

Esta é a primeira vez que Dominica foi homenageada como um dos principais destinos de viagem na lista “Best in Travel” da Lonely Planet. Esta é a 18ª coletânea anual dos destinos mais badalados do mundo e as experiências de viagem imperdíveis para o próximo ano. A edição recomenda 30 locaispara “visita obrigatória” em termos de comida, viagens, conexão, aprendizado e relaxamento.

Foto: MADISETTI/IMAGES DOMINICA

Caverna do peixe-soldado em Scotts Head Pinnacles

“Estamos incrivelmente honrados por sermos considerados um dos principais destinos para relaxar pela Lonely Planet”, disse Colin Piper, CEO e diretor de turismo da Discover Dominica Authority. “Este reconhecimento é um verdadeiro testemunho da nossa bela ilha e do crescimento do turismo que temos experimentado nos últimos anos. Ser reconhecido solidifica nossa postura em manter o ambiente natural da ilha e, ao mesmo tempo, criar experiências autênticas para os viajantes, seja em busca de aventura ou relaxamento.”

A cada ano, as listas da Lonely Planet começam com indicações da comunidade, incluindo funcionários, escritores, blogueiros, parceiros de publicação e muito mais. Elas são, então, filtradas por um painel de especialistas em viagens para apenas 30 destinos. Cada um é escolhido por sua atualidade, experiências únicas, encantamento e seu compromisso contínuo com a sustentabilidade, comunidade e diversidade.

“2023 está se preparando para ser um ano emocionante para sair e explorar. Com grande parte do mundo firmemente no caminho da recuperação, os turistas procuram locais e experiências diferentes, e sabemos que Dominica não irá decepcionar”, diz Tom Hall, vice-presidente da Lonely Planet.

2. ILHA DE SÃO CRISTÓVÃO

São Cristóvão, mais uma ilha no Caribe para manter no radar de viagens para 2023, é rica em história, cultura e aventura – e tem uma série de novidades, desde novos resorts até o lançamento do programa culinário Rummelier.

Novas hospedagens incluem o Sunset Reef St. Kitts, um novo hotel boutique de luxo, inaugurado em agosto de 2022. Localizado em Palmetto Point, você pode ficar em uma das sete suítes luxuosas e desfrutar de experiências gastronômicas personalizadas, piscina, deck de ioga, fogueiras e jardins botânicos.

Foto: Divulgação

The KOI Resort Saint Kitts, Curio Collection by Hilton

Pequeno, mas perfeitamente projetado, o resort tem tudo a ver com uma vida sob medida e também pode ser alugado em sua totalidade para estadias em grupos grandes de família ou amigos. Ele também é pioneiro na ilha quando o assunto é luxo sustentável.

O Ramada by Wyndham St. Kitts Resort é outra recente inauguração, de outubro de 2022. O resort com 280 quartos oferece uma experiência hoteleira personalizada, cinco restaurantes e bares, um spa de bem-estar e um serviço de mordomo dedicado.

Leia mais: Os superiates de bilionários que estão em St. Barths para o Ano Novo

O KOI Resort Saint Kitts, da Curio Collection by Hilton, em Half Moon Bay, foi inaugurado pouco antes da pandemia. O elegante resort de 102 quartos tem um terraço com piscina com vista para o mar, academia, spa e três opções para comer. De design minimalista, cada quarto tem janelas do chão ao teto para aproveitar ao máximo o cenário incrível.

Em breve acontecerá o lançamento do programa “St. Kitts’ Rummelier”. A oferta exclusiva dará aos viajantes a oportunidade de se tornar um ‘rummelier’ certificado, participando de duas aulas ministradas por renomados produtores e proprietários de rum locais.

Foto: ST KITTS TOURISM

A beleza estonteante de São Cristóvão

O programa de três horas incluirá duas aulas separadas. A primeira parada em Wingfield Estate, a destilaria mais antiga de São Cristóvão, concentra-se na teoria e na história dos métodos de produção de rum na ilha. A segunda aula acontece no Spice Mill, em Cockleshell Bay, com o fundador da Hibiscus Spirits apresentando a metodologia de mistura de rum e preparação de coquetéis.

Outras novas experiências culinárias para os visitantes saborearem incluem o recém-inaugurado Four Way Restaurant and Bar, que abre para almoço e jantar e serve uma mistura de cozinha local e internacional, e o Indian Summer Restaurant, em Frigate Bay, inaugurado em maio.

Além disso, as ilhas vizinhas de Santo Eustáquio, St. Maarten e Saba também se abriram ao turismo graças ao Makana Ferry, adicionando São Cristóvão na lista de destinos acessíveis por balsa.

Foto: ST KITTS TOURISM

Mergulhe em São Cristóvão

3. MÉXICO

O México está no centro das atenções com uma série de novidades. Primeiro de todos é o tão esperado retorno de Maroma, da rede Belmond, o refúgio histórico no coração pulsante da Riviera Maia. Aninhada entre 80 hectares de selva tropical e as areias brancas isoladas da costa caribenha mexicana, a lendária propriedade será completamente reimaginada com a cultura maia no centro de tudo – e será a primeira grande transformação dentro do portfólio da Belmond na América do Norte sob propriedade da LVMH.

Foto: Divulgação

Maroma, um Belmond Hotel, em Riviera Maya

O hotel, com 10 novas suítes à beira-mar, uma experiência de bem-estar com foco na natureza em parceria com a Guerlain, iniciativas inovadoras de sustentabilidade, terá uma nova era gastronômica sob o comando do chef executivo mexicano Daniel Camacho.

A própria Riviera Maia também está repleta de novas aberturas. Após a recente inauguração do Waldorf Astoria Cancun e da Casa Chablé, o St Regis Kanai Resort será aberto no início de 2023, seguido pela Riviera Maya Edition em Kanai. A última seção do projeto Trem Maia, que ligará Tulum a Cancun, também está prevista para ser inaugurada no final do ano que vem.

Conhecida por suas ofertas de viagens de turismo comunitário, a G Adventures expandiu seu portfólio no México, com nove novas viagens para 2023. “Com um aumento de 91% nas reservas no Reino Unido, o México provou ser uma opção cada vez mais popular para viajantes que desejam aproveitar ao máximo as atividades, boa comida e clima divertido”, diz a empresa. “As novas viagens da G Adventures levam os viajantes para locais mais desconhecidos, tornando-os perfeitos para viajantes que querem um gostinho do país, mas não das multidões.”

A viagem de 14 dias “Viva México: ruínas antigas e a Riviera Maia”, por exemplo, leva viajantes da Cidade do México a Tulum e visita a comunidade de artesãos Alebrijes para aprender mais sobre como as estatuetas de Alebrijes se integraram ao folclore mexicano e de Oaxaca.

Bruce Poon Tip, fundador da G Adventures, diz que, embora 2023 seja o ano da recuperação total, é importante que as empresas de viagens fiquem de olho no que diz respeito à sustentabilidade. “Nossa lista de onde viajar este ano, que inclui o México, foca no valor e na retribuição às comunidades locais. Ainda há muita demanda reprimida por viagens e as pessoas têm renda acumulada por não viajar por dois anos, mas a incerteza econômica ainda está presente. Os turistas mudaram o que estão procurando: a viagem está voltando de forma diferente e melhor. Vai ser muito importante continuar com esse foco, não importa o que aconteça economicamente este ano”, diz Poon Tip.

Conhecido por sua visão imersiva das viagens, o Black Tomato também previu que o México é um destino para “ficar de olho” em 2023, mas identificando o Mar de Cortez como imperdível.

“O Mar de Cortez está se tornando um dos melhores destinos para esforços de conservação e somos pioneiros em uma nova viagem de conservação voltada para a família nesta parte deslumbrante do México”, diz Tom Marchant, fundador da Black Tomato.

No Oceano Pacífico, e separando a Península de Baja California do continente mexicano, a área abriga várias propriedades incríveis de hotéis e aluguel de barcos, além de oportunidades excepcionais para experimentar a temporada de tubarões-baleia, de novembro a abril, e a temporada de baleias cinzentas, desde o início fevereiro a meados de março, ele indica.

“Central à importância da conservação são os recifes de corais, que compensam a fixação de carbono, previnem a erosão da praia e fornecem comida, moradia e abrigo para muitas espécies marinhas importantes. E a hora de visitar essas paisagens marítimas vibrantes é agora”, continua.

A viagem de 10 noites no Mar de Cortez é destinada a famílias e tem um foco em esforços significativos de conservação, expandindo ainda mais o repertório educacional de viagens de campo da empresa. Isso incluirá uma experiência prática com um grande projeto sem fins lucrativos de restauração de recifes de corais, um mergulho com snorkel para observar os jardins de corais e testemunhar o impacto desse trabalho em primeira mão.

Foto: Shutterstock

Cauda da baleia jubarte, Mar de Cortez

“Nesta viagem de luxo, as famílias farão um passeio de barco particular e se encontrarão com um pesquisador local de tubarões-baleia e um guia naturalista particular para uma experiência privada de mergulho com tubarão-baleia em La Paz e na Ilha do Espírito Santo (um patrimônio da Unesco). Depois de um piquenique gourmet em uma praia isolada, você seguirá para a colônia local de leões-marinhos, onde poderá pular na água para mergulhar com essas criaturas divertidas. Esta aventura também incluirá três noites explorando o Mar de Cortez a bordo de seu próprio veleiro turco privado”, descreve a Black Tomato.

Também com inauguração prevista para 2024 está a quarta propriedade de Chablé, a Sea of ​​Cortez, com vilas de luxo para se hospedar e design inspirado na paisagem oceânica e desértica ao seu redor.

4. JAPÃO

A equipe de especialistas em viagens da Wild Frontiers selecionou o Japão como um dos principais destinos para 2023.

“O Japão está de volta e definitivamente aberto para negócios” diz a empresa. “Depois de dois anos e meio fechado para viajantes estrangeiros, o relaxamento das regras aconteceu aos poucos durante o verão. Com a economia sendo afetada por essas restrições, o governo até recorreu a encorajar os jovens a sair e beber, antes de finalmente o país abrir suas portas totalmente em 11 de outubro de 2022.”

Foto: MARCOCIANNAREL/DREAMSTIME.COM

Kyoto, no Japão

A Wild Frontiers oferece um tour sob medida no país, o Classic Japan, que permite aos viajantes explorar Tóquio, incluindo os locais sagrados e históricos de sua herança da era Edo. A viagem também passa pelas passagens nas montanhas da região de Hida, onde você pode se hospedar em um tradicional ryokan japonês.

O guia leva os visitantes em direção a Takayama e Kanazawa, para ver o belo Jardim Kenroku-en, antes de seguir para Kyoto. O itinerário também inclui Hiroshima, para visitar o cenário comovente de seu Parque Memorial da Paz, antes de cruzar de balsa para a ilha sagrada de Miyajima, lar do Santuário de Itsukushima – com uma das melhores vistas do Japão.

5. MADAGASCAR

As escolhas do Black Tomato para onde viajar em 2023 também incluem Madagascar – uma das áreas mais biodiversas e voltadas para a conservação do mundo, com uma riqueza de flora e fauna endêmicas. Com infraestrutura e acessibilidade aprimoradas, a ilha está se tornando o próximo grande destino de viagem para aproveitar para educar uma geração futura, diz a empresa.

Foto: Shutterstock

Ilha Nosy Be, em Madagascar

“Para ajudar a combater as ameaças à composição ecológica de Madagascar, a viagem responsável desempenha um papel fundamental no financiamento e na educação dos viajantes, principalmente a geração mais jovem, por meio de novas experiências. Madagascar também é perfeitamente adequado para viagens em família, pois não há restrições de idade ou vida selvagem perigosa”, diz Black Tomato.

A empresa de viagens imersivas está atualmente desenvolvendo novas experiências focadas na conservação na Ilha de Nosy Manampaho, para ver os criadouros mais importantes para aves marinhas nativas em Madagascar que não foram visitados ​​antes – uma nova experiência de conservação extremamente importante.

Além disso, uma nova viagem incluirá vários dias a bordo de um catamarã totalmente tripulado ao redor do belo arquipélago de Nosy Be. Os viajantes poderão praticar esportes, como pesca e mergulho, e explorar praias remotas e vibrantes recifes de corais.

Foto: Shutterstock

Praias intocadas em Madagascar

“Madagascar é bem conhecido por seus esforços de conservação dos lêmures, mas raramente falamos sobre a possibilidade de safáris azuis – até agora”, diz Tom Marchant, fundador da Black Tomato. “Avistamentos recentemente descobertos significam que agora podemos levá-lo na busca de tubarões-baleia (de setembro a dezembro) e na caça de baleias jubarte (de agosto a outubro). Então, se você não tem certeza de onde ir nas férias este ano, por que não mergulhar fundo nas ilhas encantadoras de Madagascar (ou nas águas ao redor, pelo menos).”

A Black Tomato recomenda ficar no Time + Tide Miavana. Entre caças ao tesouro na ilha, aulas de culinária, busca de lêmures na floresta, introdução ao mergulho e até tratamentos de spa, a equipe realmente se esforça para manter as famílias e as crianças envolvidas nesta bela ilha particular.