Mas depois de seis episódios, os fragmentos de fofoca que o casal real forneceu parecem relativamente desanimadores, principalmente revelações reaquecidas de sua entrevista com Oprah Winfrey. A pontuação do Rotten Tomatoes para a série é péssima, com 45% de aprovação de críticos certificados e 12% dos usuários, com muitos dos comentários expressando raiva do casal. Mas por que a série provocou uma reação tão negativa?
A famosa entrevista de Oprah Winfrey já expôs o racismo que afeta o palácio por dentro, já que Meghan Markle falou sobre se sentir como uma estranha, presa dentro de uma família ligada por rígidas tradições e hierarquias. Muito pior foi a mídia, que mirou em Meghan e destruiu sua reputação, de maneira extremamente pouco profissional pela qual os tablóides britânicos são famosos.
O frenesi da mídia (uma campanha de ódio mal disfarçada, na verdade) cultivou uma quantidade perturbadora de raiva pública contra Meghan. Ela, uma celebridade inofensiva, ainda é descrita pelos tablóides britânicos como se fosse uma figura extremamente controversa, que ousou falar mal da realeza.
Algumas celebridades britânicas parecem ter uma obsessão doentia por ela. Piers Morgan, ex-apresentador do “Good Morning Britain”, deixou o programa depois de rejeitar cruelmente os comentários de Meghan sobre sofrer de pensamentos suicidas. Na época, Morgan afirmou:
“Sinto muito, não acredito em uma palavra que ela disse, Meghan Markle. Eu não acreditaria se ela lesse para mim uma previsão do tempo…O fato de ela ter iniciado esse ataque violento contra nossa família real, acho desprezível.”
Ele continuou escrevendo que estava “sonhando com o dia em que ela seria obrigada a desfilar nua pelas ruas de todas as cidades da Grã-Bretanha enquanto a multidão gritava ‘Que vergonha!’ e jogue pedaços de excremento nela.” Clarkson acrescentou: “Todo mundo da minha idade pensa da mesma maneira”.
No Twitter, o autor de “A Bússola de Ouro”, Philip Pullman, escreveu : “O fato de Jeremy Clarkson poder escrever coisas assim e publicá-las sem vergonha nos diz tudo o que precisamos saber sobre a maneira como Rupert Murdoch envenenou e apodreceu nossa vida pública”.
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Meghan, como a princesa Diana antes dela, entrou na família real como uma estranha e escancarou seu exterior perfeito, revelando a podridão por dentro. Claro, para muitos membros do público, essa é a única coisa que vale a pena prestar atenção. Os tradicionalistas enfadonhos adoram quando a realeza permanece silenciosa e simbólica, mas a maioria das pessoas os acha muito mais divertidos quando seu “lado Targaryen” é exposto, como as rixas mesquinhas e lutas pelo poder que vemos em “The Crown”, da Netflix .
“Harry & Meghan”, no entanto, é muito menos divertido do que “The Crown”: o documentário mostra o casal ficando sem fofocas suculentas. A série ilumina o relacionamento tenso de Harry com a mídia tablóide; ele culpa o aborto espontâneo de Meghan em 2020 pelo ataque implacável, citando especificamente o The Daily Mail. O casal entrou com uma ação legal (e venceu) contra a publicação por publicar uma carta particular de Meghan para seu pai, Thomas Markle, em 2019, uma ação que supostamente não foi apoiada pelo palácio.
A série também pinta o príncipe William como uma espécie de vilão, com Harry alegando que o príncipe “gritou” com ele:
Meghan investiga ainda mais os detalhes de seu afastamento, observando que ela foi percebida pelo palácio como uma ameaça, em oposição a uma aliada que poderia ajudar a modernizar a instituição.
Curiosamente, a série também destaca como o Reino Unido construiu sua riqueza por meio da escravidão e do colonialismo, destacando o papel da monarquia como a face do Império. Um historiador apresentado na série até descreve a Commonwealth (o projeto de paixão da vida da falecida Rainha) como “o Império 2.0”. Este é um segmento fascinante, mas não ouvimos nada disso de Harry ou Meghan.
Fica apenas para a imaginação como os dois poderiam reformar uma instituição baseada na ficção de que o DNA real é inerentemente superior, que aqueles nascidos nesta família mágica merecem sentar em um trono, usando uma coroa brilhando com joias roubadas.
Atualmente, existe uma crise catastrófica do custo de vida no Reino Unido e, nesse contexto, os problemas de Harry e Meghan parecem irrelevantes. Há um limite de simpatia que se pode ter por celebridades.
Meghan ainda fala sobre morar em uma “pequena” cabana nos terrenos do Palácio de Kensington, afirmando: “O Palácio de Kensington parece muito real, é claro que parece, mas Nottingham Cottage é tão pequeno.” O casal riu sobre como os tetos eram tão baixos que Harry costumava bater com a cabeça e que, quando Oprah Winfrey veio tomar chá, ela disse sobre sua pequena casa: “Ninguém jamais acreditaria”.
“[…] é muito estranho ver duas pessoas gritando: ‘Queríamos nossa privacidade, queríamos que a imprensa nos deixasse em paz’. E então como é o especial que eles lançaram na Netflix – mostrando a eles, seus filhos e suas vidas. É como as Kardashians, só que entediante…Onde você quer chegar com isso? Essa é a sua carreira…falando sobre como você foi humilhado por fazer parte, eu não sei, de viver em um castelo – e é difícil de se identificar. Parece ótimo para mim.”
Bethenny Frankel, uma ex-estrela do “Real Housewives of New York”, disse no TikTok: “Se você está sendo perseguido pela mídia, a família real lhe deu o conselho de não dizer nada, porque esse é o conselho que as pessoas mais famosas recebem. Se você colocar gasolina ao fogo, ele aumenta ainda mais. Parece que eles – e Meghan em particular – continuam querendo nos contar mais.”
Entre “Harry e Meghan”, e a temporada mais recente (e sem brilho) de The Crown, os telespectadores ficaram saturados demais com o drama da família real.