O sanduichinho doce, delicado e colorido que conhecemos por macaron pode ter virado febre há poucos anos no Brasil, mas sua história tem séculos – e variações. A começar pelo seu local de nascimento, objeto de controvérsia na gastronomia: os franceses afirmam que o doce foi criado por eles, mas são contestados pelos italianos, que alegam que o biscoito de farinha de amêndoas já existia em seu país.
Uma das hipóteses até explica a dupla nacionalidade. Uma primeira versão do macaron teria surgido na Itália no século 16, entre os cozinheiros da família Médici. Ele chegou à França quando Catarina de Médici se casou com o príncipe Henrique 2º, em 1533, e se instalou na corte, conta a confeiteira Mayra Toledo em seu livro sobre o docinho. A receita ficou muitos anos em segredo entre os nobres franceses, até que chegou ao convento de Saint-Sacrement, na cidade de Nancy, onde duas religiosas começaram a produzir o doce – naquela época, apenas bolachinhas sem recheio – da forma mais popular.
A versão que conhecemos hoje surgiu apenas no início do século 20. “Foi o pâtissier Pierre Desfontaines – neto de Louis Ernest Ladurée, o fundador da famosa pâtisserie -, que resolveu rechear os biscoitinhos e uni-los dois a dois”, explica Mayra.
Leia mais: Dia do Sorvete: conheça 10 sorveterias brasileiras que servem sabores fora do comum
Hoje, o doce recheado virou hit e faz sucesso em confeitarias pelo mundo com versões coloridas e decoradas. No Brasil, sua fama foi consolidada por volta de 2016, quando torres de macarons viraram febre em festas de aniversário e casamentos. Desde então, ele ‘invadiu’ padarias e ganhou dezenas de lojas especializadas.
A popularidade dos biscoitinhos de amêndoas é tanta que eles têm até um dia próprio: hoje, 20 de março. A comemoração foi criada em 2005 pelo renomado chef confeiteiro Pierre Hermé, na data que marca o início da primavera no hemisfério norte. Na França, ela também se tornou um evento beneficente, com o lucro das vendas de confeitarias pelo país sendo doado para caridade.
Neste Dia do Macaron, a Forbes selecionou oito confeitarias pelo mundo que fazem versões fora do comum do doce de tradicional – e com vários sabores clássicos, como baunilha, pistache e chocolate. De ingredientes típicos da Amazônia até salgadinho de queijo e azeite de oliva, veja a seguir quem está ousando em criações de macarons:
-
Divulgação Bottega Louie
Em Los Angeles, o restaurante e confeitaria Bottega Louie lança todo mês um sabor especial de macaron, que se junta por tempo limitado aos itens fixos do cardápio (que já incluem manga, algodão doce e vinho). Entre as criações mais inusitadas que já apareceram por lá, estão o macaron de gemada, blueberry com queijo de cabra, bacon com melaço, cranberry com brie e o de azeite de oliva.
-
Divulgação Dana’s Bakery
Sucesso nos Estados Unidos há dez anos, com base em Nova York, a Dana’s Bakery ficou conhecida pelos sabores nada comuns de seus macarons, vários deles inspirados em alimentos e bebidas amadas do país – pense em s’mores, torta de abóbora, pink lemonade, cereal matinal, red velvet e até refrigerante de cola. Outro hit autoral da confeitaria é o mookie, um cookie com um macaron por dentro, que vem em várias versões.
-
Divulgação D´Macarons
Seguindo a receita francesa, a confeitaria em São Paulo existe desde 2012 e tem um cardápio que mistura opções clássicas e exóticas. Entre as mais diferentes, estão os macarons de caipirinha, whisky, cupuaçu, amaretto e capim-santo.
-
Divulgação Le Petit Macarons
Nascida em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, em 2014, a Le Petit Macarons já tem várias lojas pelo Brasil, do Rio de Janeiro a Brasília. O macaron de maior sucesso é o de crème brûlée, mas a marca tem várias outras criações: mascarpone com figo, banoffee, merlot, tiramisu, chiclete e lavanda.
-
Anúncio publicitário -
Divulgação Macaron Parlour
A confeitaria nova-iorquina foi além dos limites doces e salgados para criar talvez o macaron mais inusitado dessa lista: o famoso salgadinho de queijo em forma de meia lua. O salgadinho laranja é infusionado na ganache de chocolate branco que recheia os biscoitos, junto a migalhas que são polvilhadas por cima (como você pode ver na foto acima). Quem preferir não se arriscar pode escolher entre os outros sabores, entre eles os de figo, matchá, bolo de cenoura e chá earl grey.
-
Divulgação May Macarons
A loja especializada em macarons em São Paulo foi inaugurada em 2012 e aposta na castanha de caju no lugar da farinha de amêndoas. Sabores como romeu e julieta, banana caramelizada, laranja com capim limão, maracujá com chocolate e champanhe reforçam as raízes brasileiras. Este ano, a chef lançou a linha “Origens”, feita com especiarias brasileiras – entre elas cumaru, puxuri, amburana, priprioca e pacová.
-
Divulgação Pierre Hermé
Conhecido por fazer alguns dos melhores macarons da França, o chef confeiteiro lançou sua marca de alta pâtisserie em 1997 e, depois de se consolidar em Paris, expandiu suas boutiques internacionalmente – hoje, são mais de 50 unidades espalhadas pela Europa, Ásia e Oriente Médio. Pela delicadeza e ingredientes selecionados, suas caixas de macarons são verdadeiros artigos de luxo: a versão com 24 unidades começa em € 76 (R$ 425).
Na linha, que muda todos os meses, Hermé já criou sabores autorais como lichia e rosas, banana com açaí, chocolate com trufas negras ou missô, alcaçuz e crêpe Suzette.
-
Divulgação Zumbo
O chef e apresentador de TV Adriano Zumbo ficou conhecido no mundo da confeitaria por suas invencionices. Sem medo de ousar, o australiano já criou macarons de curry verde, energético com vodka e até de frango frito. É possível provar os zumbaroons (como ele chama suas versões do doce) em sua confeitaria na cidade de Noosaville, no nordeste da Austrália. Por lá, você pode encontrar sabores como o de pipoca, milkshake, banana caramelada com balsâmico, manga e outros – depende do quão inspirado o chef está no dia.
Bottega Louie
Em Los Angeles, o restaurante e confeitaria Bottega Louie lança todo mês um sabor especial de macaron, que se junta por tempo limitado aos itens fixos do cardápio (que já incluem manga, algodão doce e vinho). Entre as criações mais inusitadas que já apareceram por lá, estão o macaron de gemada, blueberry com queijo de cabra, bacon com melaço, cranberry com brie e o de azeite de oliva.
Leia mais: Dia do Biscoito: veja 20 versões típicas ao redor do mundo