Quando a pedra não é o fim do caminho

4 de dezembro de 2023
Divulgação

Renata Malenza, diretora do grupo, na pedreira do Granito Branco Itaúnas, exclusivo do Grupo Corcovado Brasigran

Ao mesmo passo em que a tecnologia avança em materiais sintéticos de alta performance, arquitetos de todas as gerações ainda preferem a organicidade – e a nobreza – das pedras naturais, convencionais ou superexóticas. “Um material insubstituível nos meus projetos”, declara David Bastos, convidado desta edição e parceiro de longa data da Brasigran, líder brasileiro e um dos maiores exportadores do planeta. Dos 60 mil metros quadrados no polo industrial da Serra, município do Espírito Santo, em que a patente garante desde a extração ao beneficiamento, em parceria com a empresa-mãe, a Mineração Corcovado, saem muito mais do que fachadas de edifícios, piscinas, monólitos, cubas, banheiros, bancadas, mesas e placas de revestimento que estão entre as preferidas dos principais especificadores do Brasil. Esculturas de nomes incensados na cena internacional como Artur Lescher e Laura Vinci e peças de designers contemporâneos como Claudia Moreira Salles e Lucas Recchia endossam um portfólio que correu o planeta com diversidade e o maior acervo de rochas ornamentais brasileiras. 

“Entre as novidades da marca, o mármore com acabamento Deep ( jateado) tem feito sucesso nas feiras internacionais”, conta Renata. “A Brasigran segue inovando e investindo em novos acabamentos em rochas naturais, como o Vulcano, em que a matéria-prima passa por um processo de jateamento para deixar o material mais rústico, destacando ainda mais os veios e a singularidade das pedras”.

Loft 011 - São Paulo, por Marcela Penteado
Pedras com acabamento Deep (jateado): Quartzito Moulin Rouge
Quartzito Yellow Bamboo
Kilimanjaro Vulcano
Vitória Régia Vulcano
Banheira Eye de mármore Dolomítico Raffaello, design Passarelli Arquitetos
Mesa da coleção Janelas, de Lucas Recchia para Firma Casa
Empreendimento Aqwa Corporate, de Norman Foster, no Rio de Janeiro

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.