Chega de Santorini: uma outra ilha é o novo hotspot da Grécia

18 de fevereiro de 2024
Getty Images

Na ilha de Creta, você pode aproveitar as férias como os gregos

Pergunte a um viajante onde ele esteve na Grécia e é bem provável que a resposta seja Santorini. A ilha fotogênica tem alimentado feeds de redes sociais por anos com suas construções caiadas de branco, praias de areia preta e acomodações luxuosas.

Mas há outra ilha que está desafiando Santorini: Creta. Imersa em mito e história, a encantadora ilha oferece uma experiência profundamente autêntica, que transcende os posts aspiracionais do Instagram. É onde você pode ir para passar férias como os gregos.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Em Creta, você pode passear por sítios arqueológicos místicos e depois se refrescar com frutos do mar recém-pescados, queijos intensos e vinhos locais em tavernas animadas. Passe o dia explorando as praias mais deslumbrantes do mundo, acessíveis apenas de barco. E divirta-se com aventuras ao ar livre, como caminhar por desfiladeiros épicos e nadar em cachoeiras escondidas, sem as multidões de outras ilhas gregas.

Veja a seguir os motivos que tornam Creta uma forte concorrente a melhor ilha grega para visitar em 2024:

Maravilhas naturais de tirar o fôlego

Uma deslumbrante variedade de maravilhas naturais transforma Creta em um parque de diversões para aventuras ao ar livre.

A ilha é lar de 36 desfiladeiros, dos quais o mais impressionante deles (Samaria) é preservado no Parque Nacional das Montanhas Brancas. É o maior da Europa. Se você estiver disposto a fazer uma longa caminhada (pense de 6 a 8 horas, dependendo de quão rápido você anda), pode percorrer uma trilha que passa entre as paredes do desfiladeiro, com quase 300 metros de altura. No final, desfrute de um merecido banquete em uma taverna com vista para o Mar Mediterrâneo.

Getty Images

Desfiladeiro de Samaria

Para uma aventura ao ar livre menos cansativa (mas não menos épica) em Creta, escolha a Praia de Preveli. Do estacionamento, cerca de 470 degraus íngremes o levam a uma praia rodeada por penhascos impressionantes, um rio e uma floresta de palmeiras – a única nativa no continente. Diz a lenda que as palmeiras cresceram a partir de sementes deixadas por piratas durante o período otomano.

Além disso, há a Cachoeira do Desfiladeiro de Kourtaliotiko, um oásis ao norte da Praia de Preveli. Você vai estacionar na beira de um penhasco e começar a descer uma escadaria íngreme. O caminho marcado como “Entrada A” culmina em uma piscina de águas cristalinas cercado por penhascos. Entre na lagoa e nade até o santuário interior para descobrir uma linda cachoeira escondida – uma recompensa espetacular por enfrentar a água fria.

Getty Images

Praia de Preveli

Na volta, faça um desvio para “Entrada B” para ter uma visão da cachoeira de cima e ver a Igreja de São Nicolau, uma capela quase bicentenária construída na encosta do penhasco.

Leia também:

Praias particulares que parecem cartões-postais

Praias lindas são abundantes em Creta – afinal, a ilha tem cerca de 1.040 quilômetros de costa. Mas se você quiser ver algumas das praias mais deslumbrantes da ilha – e tê-las praticamente só para você –, terá que fazer isso de barco.

Em Sfakia, na costa sul da ilha, você pode alugar um barco por um dia com a Notos Mare Marine Adventures. Eles lhe darão um mapa e então você partirá para um dia em algumas das praias mais isoladas e remotas deste lado de Creta, entre elas: Domata, um local intocado escondido sob um penhasco quase vertical; Agia Roumeli, uma praia de seixos finos na entrada do desfiladeiro de Samaria; e a Praia de Marmara, onde é possível nadar por cavernas marinhas naturais cheias de água turquesa brilhante.

Getty Images

O sul de Creta está repleto de praias isoladas

Enquanto explora o sul de Creta de barco, se atente para pilhas de caixas de madeira coloridas escondidas em cavernas estreitas. Elas são o lar das abelhas que produzem o famoso mel dourado de Creta.

Acomodações lendárias

Se a hospitalidade grega é uma arte, a hospitalidade cretense é uma verdadeira obra-prima – e não há lugar melhor para experimentá-la do que no Cretan Dream Resort & Spa. Como o nome sugere, este resort foi fundado pelo patriarca de uma família cretense que deixou a ilha para começar uma nova vida na Austrália, mas sempre sonhou em voltar para sua terra natal e se reconectar com sua cultura. Esse sonho se realizou em 2004, quando o luxuoso resort foi inaugurado na entrada da Praia de Stalos, nos arredores de Chania.

Você se sentirá parte da família no momento em que entrar no Cretan Dream Resort, que agora é operado pelo filho do fundador, Petros Kardiakakis. Ele ou um membro da amigável equipe irão acompanhá-lo a um dos 105 quartos de hóspedes, que variam de aconchegantes suítes revestidas de madeira (completas com varandas espaçosas e colchões produzidos pela família Kardiakakis) a quartos de hóspedes recentemente renovados com banheiros de mármore, vistas para o mar e piscinas privativas.

Divulgação

Vista aérea do Cretan Dream Resort & Spa

Ali, você encontrará jardins exuberantes, uma piscina infinita, playground para crianças e um centro de bem-estar e spa de última geração – um lugar ideal para restaurar seu corpo após passeios ao ar livre em Creta.

O Cretan Dream Resort leva a gastronomia a sério, preenchendo seu buffet de café da manhã com uma seleção expansiva de pães, queijos e carnes produzidos localmente, sucos frescos espremidos na hora e mel de tomilho, servido diretamente das colmeias do apiário do resort.

À noite, o resort oferece uma experiência gastronômica sofisticada focada em ingredientes cretenses sazonais. Espere encontrar peixe fresco com azeitonas e vegetais, saladas feitas com tomates suculentos e queijo cremoso, espetinhos de frango e porco, risoto com cogumelos, e uma sopa de lentilha deliciosa feita a partir de uma receita familiar. Além disso, tudo é feito com azeite de oliva do próprio olival do resort, que abriga árvores de 3.000 anos. É como provar a história de Creta.

Divulgação

Degustação de vinhos no olival do hotel

O Cretan Dream Resort oferece visitas ao seu olival – com uma degustação guiada por sommelier de vinhos e queijos locais – como apenas uma das várias atividades que ajudam os hóspedes a aproveitar ao máximo seu tempo na ilha. Outro destaque é sua experiência de observação de estrelas. Você irá ao ponto mais alto do resort para observar o céu cretense através de telescópios poderosos, enquanto um astrônomo especialista mostra pontos celestes de interesse.

Leia também:

Cidades costeiras vibrantes

Uma das coisas mais divertidas para fazer em Creta é explorar as vibrantes cidades costeiras da ilha, como Chania. Localizada na costa noroeste, a charmosa cidade velha transborda personalidade.

Passear pelas ruas labirínticas imerge você no que é a vida em Creta: saborear vinho e café torrado localmente em pátios escondidos, jantar em mesas à luz de velas repletas de pratos coloridos, fazer compras em lojas de artesanato local (como uma que mantém a tradição de fabricação de facas de Creta há três gerações), e se perder em vielas medievais ladeadas por mansões venezianas. O simples fato de estar nesta atmosfera pode definir o tom de toda a sua viagem.

Getty Images

A cidade velha de Chania

Não deixe de visitar a Igreja de São Nicolau, na praça Splanzia. A igreja ortodoxa grega de 700 anos é a única do seu tipo na Grécia a ter tanto uma torre sineira quanto um minarete – evidência dos diferentes governantes da ilha ao longo dos séculos.

Depois, siga o longo caminho até o Farol de Chania, um dos marcos mais importantes da cidade, para vistas incríveis do Antigo Porto Veneziano ao pôr do sol. No caminho de volta, mime-se com algo doce (e vistas ainda mais deslumbrantes no terraço) em Pallas. Seu cardápio de sobremesas é incomparável.

Getty Images

Antigo porto veneziano em Chania

Sítios arqueológicos fascinantes

Gosta de ver ruínas antigas? Elas estão garantidas em Creta, com sítios arqueológicos notáveis espalhados pela ilha.

Se você só tiver tempo para um, escolha o Palácio de Cnossos. Este sítio de 3.600 anos foi o centro da civilização minoica e contém as ruínas do Palácio de Minos – o cenário do mito grego do Rei Minos e do minotauro. Você pode passear pelos restos de uma residência real, ver armazéns e salões de banquetes, dar uma olhada nos drenos de irrigação (que eram bastante sofisticados para a época), maravilhar-se com jarros de barro gigantes e ver afrescos e obras de arte recriadas. Alguns dos pilares do palácio também foram pintados na cor vermelha original para dar aos viajantes uma ideia de quão grandioso este lugar era durante seu auge.

Getty Images

Palácio de Cnossos

Mas Cnossos é apenas o começo da viagem pelo mundo antigo grego. Alguns dos outros renomados sítios arqueológicos de Creta incluem Faístos, Gortyna e Zakros.

Leia também: