Urna funerária sustentável, criada por brasileiros, ganha “Oscar do Design”

28 de fevereiro de 2024
Divulgação

Os designers Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner foram Under 30 em 2018 na categoria de Design

O iF Design Award de 2024, considerado o “Oscar do Design”, acaba de premiar os designers curitibanos Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner, eleitos Forbes Under 30 em 2018.

À frente do Furf Design Studio, que há mais de uma década faz peças com apelo social, a dupla ganhou o prêmio por mais uma de suas invenções sustentáveis: uma urna funerária a base de fungos, em colaboração com a startup de design e biotecnologia Mush, fundada por cientistas de Ponta Grossa (PR).

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

À base de micélio (massa formada por um aglomerado de filamentos de um fungo), uma matéria orgânica de origem renovável e biodegradável, a urna em poucos dias se dissolve na água ou na terra – e serve como fertilizante natural.

Além de sustentável, ela também é bem mais acessível do que as urnas convencionais. Foi essa dor que Noronha e Brenner tentaram solucionar: “Hoje no Brasil, a maioria das urnas funerárias são feitas de metal ou de cerâmica, são muito caras (mais de mil reais) e, depois de espalhar as cinzas, na maioria das vezes no mar, elas se tornam inúteis”, explica Brenner.

Divulgação

A urna funerária, em formato de veleiro

Batizada de “Navegar”, por ter formato de uma embarcação, a criação também traz um lado mais poético para um momento tão delicado, destacam os jurados. “O veleiro simboliza uma viagem final leve e significativa, em completa harmonia com a natureza”, definiu o iF Design Award.

A inspiração veio de Fernando Pessoa, com sua célebre frase “Navegar é preciso”, conta Brenner. “Somos apaixonados por conseguir produzir algo que traga simbologia, poesia e bons negócios”, diz o designer. “Acredito que a urna tenha sido premiada justamente por isso: ela tem uma sensibilidade ambiental, emocional e também econômica”.

Esse não é o primeiro reconhecimento da dupla no iF Design Award. Em 2018, eles já haviam sido premiados pelo projeto Confete, uma capa para prótese com formato funcional e valor acessível, além de personalizável – com um gama ampla de cores e designs.

O que é o iF Design Award

Chamado de “Oscar do Design”, o prêmio alemão acontece desde 1954 e é um dos maiores e mais importantes do setor. São várias categorias, desde design de produto à arquitetura, design de interiores e User Experience (UX).

Na edição de 2024, foram 10.800 inscrições, de 72 países diferentes. Para ganhar, é preciso passar por uma seleção rigorosa em duas etapas, julgada por renomados especialistas da área.

Veja todos os vencedores deste ano aqui