Conheça o creator que transformou seu amor por comida em um negócio global

27 de maio de 2024
Foto: Mark Wiens

O tailândes-americano Mark Wiens começou com um blog de comida e hoje acumula 2,5 bilhões de views no YouTube, além de ter várias parcerias com marcas e um restaurante em Bangkok

Um dos estilos de conteúdo mais populares das redes sociais nos últimos tempos são pessoas que celebram a comida em sua forma mais pura e autêntica. Entre esses criadores, poucos têm uma audiência maior do que Mark Wiens, cujo canal no YouTube tem sido uma autoridade global na cultura da comida de rua por mais de uma década.

O ícone tailandês-americano da internet acumulou mais de 10 milhões de inscritos e 2,5 bilhões de visualizações ao levar os espectadores em uma viagem pelas cenas mais vibrantes de comida de rua do mundo.

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A jornada de criação de conteúdo de Wiens começou de maneira bastante despretensiosa há mais de uma década, enquanto ele viajava pelo sudeste da Ásia. “Eu originalmente comecei com um blog em 2008, porque estava viajando e tirando fotos de tudo, especialmente de comida”, conta.

Foi durante esse período nômade de 2008 até 2010, vivendo em Bangkok e procurando formas de ampliar seu orçamento de viagem, que a ideia de “vlogging” começou a surgir. “Pensei em tentar o formato de vídeo, que seria mais interessante do que escrever no blog”, continua.

Com apenas uma câmera simples, Wiens começou a filmar cenas de comida de rua que encontrava, inicialmente sem intenção de se tornar um criador profissional. “Eu não tinha objetivos ou intenções reais. Eu apenas pensei que isso era mais divertido do que blogar. E o vídeo deveria se tornar cada vez mais popular à medida que as velocidades da internet aumentassem e a tecnologia melhorasse”, lembra o criador.

Foi um movimento inteligente. “Em 2010, o YouTube era apenas uma plataforma onde as pessoas postavam clipes não ou quase nada editados. Agora o padrão melhorou muito…é realmente uma plataforma profissional”, explica.

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Enquanto a qualidade da produção de vídeo e as expectativas da audiência mudaram radicalmente na última década, a abordagem central de Wiens permaneceu muito consistente: “Continuo filmando meu próprio conteúdo. Não temos assistentes ou operadores de câmera. Minha esposa é a única que ajuda”.

Uma grande evolução foi abraçar a ascensão do vídeo vertical de curta duração, sinônimo do TikTok e seus concorrentes. Embora seu foco permaneça nos vídeos longos do YouTube, Wiens entende a importância de alcançar audiências em várias plataformas.

“Minha estratégia típica é sempre focar no YouTube como meu conteúdo de formato mais longo…Mas sempre tenho o vídeo curto ou outros formatos em mente ao mesmo tempo. Posso pegar o conteúdo e, na pós-produção, editar para formatos mais breves e em diferentes dimensões”, explica.

Essa abordagem multiplataforma, combinada com um desejo incessante de explorar as experiências culinárias mais interessantes e autênticas do mundo, permitiu a Wiens construir uma base de fãs incrivelmente apaixonada por todo o mundo. Seus vídeos atraem espectadores de quase todos os países, unidos pelo amor compartilhado pela cultura alimentar.

Wiens adota uma vibe sem filtros e sem frescuras, que o faz parecer incrivelmente acessível e pé no chão. “O que eu realmente gosto na autoprodução é entrar apenas com uma câmera, de maneira mais discreta, e tentar capturar uma experiência mais crua e autêntica”, explica.

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Embora ele certamente tenha um respeito tremendo por chefs consagrados – citando uma afinidade por pioneiros como Anthony Bourdain, que destacaram cozinhas fora do comum –. Wiens se vê, antes de tudo, como um guia entusiasta das tradições de comida de rua mais deliciosas e subestimadas do mundo.

“Os chefs são realmente importantes. Eles ultrapassam os limites de novos ingredientes e combinações, alguns dos quais entram no mainstream e se tornam uma grande parte da cultura alimentar”, ele reconhece. Ao mesmo tempo, seu próprio papel é bastante distinto: “Estou tentando fazer com que os espectadores realmente sintam que estão comigo na cena, sendo o mais natural possível.”

E apesar de ter construído um negócio de mídia multiplataforma incrivelmente bem-sucedido que inclui produção de vídeos, parcerias, merchandising e até seu próprio restaurante em Bangkok, Wiens ainda mantém uma perspectiva notavelmente equilibrada e apaixonada.

“Se você tem uma boa ideia e é original e está fazendo o que ama, definitivamente pode conseguir. Todo mês há um novo criador que se sai extremamente bem com uma ideia e estilo totalmente únicos”, aconselha ele a novos creators. “Se você tomar a decisão de seguir em frente, realmente precisa se comprometer e dar 100%”.

Ao perseguir sua paixão culinária com autenticidade, determinação e um apetite insaciável por aventura, Mark Wiens traçou um caminho incomparável, desafiando as convenções da mídia culinária só baseada na TV. E se sua jornada inspiradora prova algo, é que as oportunidades permanecem abertas para criadores independentes acumularem audiências massivas e leais na era digital.