A mineira Alessandra Montagne é um dos principais nomes do Brasil na gastronomia internacional de hoje. Há 23 anos em Paris, é ali que mantém dois restaurantes, o refinado Nosso e o bistrô Tempero, e, depois da Olimpíada, abrirá um terceiro dentro do Museu do Louvre – ela foi escolhida a dedo por Alain Ducasse, o chef mais estrelado do mundo, para assumir o projeto.
Antes de inaugurar a empreitada, porém, Alessandra já tem viagem marcada ao seu país de origem. Em agosto, a chef volta ao Brasil para uma série de jantares especiais.
Leia também
A primeira parada é em São Paulo. Nos dias 14 e 15 de agosto, ela cozinha no Vista Ibirapuera, no rooftop do prédio do Museu de Arte Contemporânea. No menu, todas as criações que fizeram a fama da brasileira na capital francesa. Isso inclui, por exemplo, o pão de queijo com caviar e a lagosta com mucilagem do cacau e praliné salgado de caju com yuzu.
Com a ideia de replicar a experiência do Nosso, em Paris, Alessandra trará toda a sua equipe, incluindo cozinheiros, maître e sommelier. Serão sete etapas do menu degustação, harmonizadas com vinhos franceses e brasileiros, no valor de R$ 990 por pessoa. Reservas pelo telefone (11) 2658-3188.
Segunda parada: Bahia
Depois da capital paulista, Alessandra segue para Itacaré, na Bahia. No dia 24 de agosto, o Barracuda Hotel & Villas vai receber a chef para um jantar franco-brasileiro ao lado de Fernando Luz, que comanda o restaurante do hotel. Inspirado nos ingredientes regionais da Bahia, o menu de quatro etapas (R$ 360) incluirá focaccia de cenoura e bottarga, badejo maturado com carambola e pernil de cordeiro confit e canjiquinha. Reservas pelo número (73) 3199-9025.