Já eleito duas vezes o Melhor Chef Confeiteiro do mundo pelo The Best Chef Awards, o porto-riquenho Antonio Bachour desembarcou oficialmente em São Paulo com suas criações. A convite do empresário Alex Allard, idealizador da Cidade Matarazzo, o especialista vai assinar o menu do futuro Mata Café By Bachour, dentro do empreendimento, em 2025.
“O Mata Café vai estrear uma série de inaugurações de restaurantes no complexo, que iremos anunciar aos poucos”, dá o spoiler Cesar Antonelli, CEO do MFoods, braço gastronômico da Matarazzo. “Montamos um time de criativos geniais para ter como parceiros, como o Philippe Starck e o chef Felipe Bronze. Com o Bachour não é diferente. Temos um plano de crescimento com ele para, quem sabe, levar suas criações para o resto do Brasil daqui para frente”, antecipou ele em evento com a Forbes.
Leia também
Mas até que o megacomplexo de luxo – com hotel, residências, espaço cultural e escritórios – fique 100% pronto no ano que vem, já é possível ter um gostinho do talento de Bachour na capital paulista. Desde o começo de dezembro, o confeiteiro abriu uma loja-conceito na Oscar Freire (na altura do número 1052) e deve continuar por ali pelo menos pelos próximos seis meses, até que as obras da Cidade Matarazzo sejam concluídas.
Com três restaurantes – dois em Miami e um no México –, Bachour quer incorporar um pouco de brasilidade nas suas criações. “Vamos começar, pouco a pouco, a integrar ingredientes locais. Preparei croissant de brigadeiro, macaron de maracujá e manga, e começarei a fazer testes com caju, açaí e outras frutas locais. A ideia é tentar criar sobremesas que valorizem os ingredientes brasileiros”, contou o chef à Forbes.
Até então, sem decepções. O mestre da confeitaria montou uma vitrine impecável de sobremesas em sua pop-up, com folhados reluzentes – além do brigadeiro, tem recheio de doce de leite e até romeu e julieta – e doces artísticos autorais, como seu bolo de framboesa feito com biscoito de amêndoa. Além das sobremesas, o menu do café é farto: espere também sanduíches, saladas e opções de prato para um almoço ou brunch completo.
“Estamos certos de que as criações de Bachour vão trazer novos sentidos e sabores para a experiência gastronômica de São Paulo” afirmou Alex Allard sobre a assinatura “inovadora” e “exclusiva” do chef. “Falta impulso para que outros chefs confeiteiros se inspirem e vejam com outra perspectiva que é possível criar uma confeitaria diferente, mais técnica e de alto nível. É isso que quero oferecer: inspirar outros chefs a se aperfeiçoarem e a fazerem algo muito diferente do que estão fazendo atualmente”, complementou Bachour.