Gessy de Souza Ramos é escritora, tem formação em artes plásticas, atua como psicanalista e também como terapeuta holística – ela aprendeu a cultura cigana com a mãe e a cabala com o pai. Para fazer suas consultorias, usa a numerologia como base. O que 2025 nos reserva? “A soma dos algarismos do novo ano resulta no 9, que representa o fechamento de um ciclo, tanto no nível pessoal quanto no coletivo”, diz ela.
Confira a interpretação e as explicações de Gessy a partir desse número.
Ponto de vista: o da compreensão
“O número 9 fala sobre o encerramento de um ciclo. Esse é um número que também nos ensina sobre ponto de vista: 9 ao contrário é 6, e 6 ao contrário é 9. Neste novo ano, as pessoas vão olhar mais para si mesmas, curar as dores que vieram se aproximando desde a pandemia de covid. Mas note que a cura nunca é algo leve: ela requer dedicação e entrega consistente. É um ano desafiador, que precisa ser regado com confiança e esperança.
Leia também
“Na lógica do ponto de vista, o 9 no tarô é O Eremita – e o contrário do Eremita são Os Enamorados. O Eremita pede reclusão, um encontro com o interior, para entender onde aconteceram falhas. Nessa reflexão, as pessoas tendem a buscar a compreensão consigo mesmas e com quem está ao redor. Quem quiser virar a chave – os Enamorados – pode entender que a resposta está no outro, mas isso não é verdade: está sempre dentro de nós.
“Esse movimento interno promove um entendimento sobre o nosso papel no coletivo. Nós, brasileiros, temos como característica nos ajudar, somos confiantes, e com isso criamos um fluxo de energia que afeta vários campos. Enquanto a fé existir, nosso grupo aqui no país vai vencer muitas situações. Podemos recorrer à imagem de Cristo de braços abertos para todos, acolhendo todos os povos, como simbologia de amor. Não podemos perder a fé: vem luta, mas vêm carinho e atenção divinas.
“Não é um ano para recuar: vamos aprender com 2025, para iniciar novas fases em 2026. A tecnologia veio com força em 2024. Com ela, vamos entendendo que é preciso ir adiante, que não podemos ficar no passado: a energia é de transmutação. O desenvolvimento da tecnologia é necessário, porém, precisamos de calor humano. O abraço é importante, traz alegria e confiança, muda o dia de qualquer pessoa.”
Para a virada
“A cor de 2025 é o azul esverdeado, como o blue Tiffany. Nesse tom vemos o azul do céu, o infinito, se expandindo para trazer a paz, a compreensão, o conhecimento. Você pode mentalizar a cor, pode escolher esse tom para usar na virada do ano, pode usar pedras azuis, como safira e água marinha. Tudo isso ajuda a levar a energia do azul ao cérebro.
“O azul corresponde ao movimento e também trabalha a mente. Por isso, o banho de alecrim é bom, seja para se restabelecer, apaziguar os contratempos ou para trazer foco à mente. Ferva um galho de alecrim fresco em água, deixe amornar e jogue do pescoço para baixo depois do banho convencional.
“Água é vida. Jogue um pouco de água nos pés, se puder com alfazema, para vibrar que os caminhos sejam sempre prósperos. Diga que está fortalecendo seu anjo da guarda, e que só caminhe por onde for bom para você.
“Gosto de jogar 3 moedas – podem ser as pequenas – no jardim, como forma de saudar o passado, o presente e o futuro, para que eles se unam e tragam prosperidade. Você pode fazer isso falando com os três reis magos, Gaspar, Belchior e Balthazar, que tinham muitos conhecimentos e os que primeiro foram à manjedoura conhecer o Menino Jesus.
“Também faço o banho de mel diluindo uma colher de sopa rasa de mel em uma panela com água morna. Transfiro para uma bacia e jogo no corpo do pescoço para baixo, depois do banho convencional. Pode enxaguar, se quiser, ou usar um sabonete de mel.”
Concluindo
“É um ano que oscila. Se você confiar no seu poder interno e em Deus, isso vai amenizar os impactos. Estamos vivos para enfrentar a lição da vida, de que tudo é transitório, mas que, confiando, o bom se torna eterno.
“Haverá energias densas. O Brasil está passando por muitas mudanças; os políticos trabalham de uma forma e os brasileiros pensam de outra. O Brasil está se regenerando. Não é fácil, mas a gente pode mudar as frequências negativas. Vamos vibrar nas coisas positivas: olhe para as crianças, a cura, a tecnologia.
“Para ter resultado na sua jornada em 2025, ame mais e compreenda. É tempo de se colocar no lugar do outro e entender que somos todos falhos. Vamos de fé e amor, como ensina o Salmo 121, o que eu mais amo.”
Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.