
Entre as tendências da Watches and Wonders – evento mais importante da relojoaria mundial de luxo que reúne 60 marcas em Genebra (Suíça) até dia 7 –, a Fórmula 1 se destaca. Várias marcas atrelaram seus lançamentos às características da principal categoria do automobilismo.
A IWC Schaffhausen (fundada na esquina alemã da Suíça em 1868 pelo norte-americano Florentine Ariosto Jones), no entanto, foi além: ela patrocinou a equipe fictícia de corrida (APXGP) que protagoniza o filme F1 (estreia dia 26 de junho) e trouxe para o mundo real os relógios criados para o cinema.
Dirigido por Joseph Kosinski (de Top Gun: Maverick) e com consultoria e produção do heptacampeão Lewis Hamilton, o longa é sobre a equipe que vai muito mal no campeonato e precisa pontuar desesperadamente.
A dupla de pilotos conta com um nome decadente, Sonny Hayes (interpretado por Brad Pitt), e uma jovem promessa, Joshua Pearce (na pele do ator Damson Idris). O filme foi rodado em autódromos “de verdade”, como Silverstone (Inglaterra), Hungaroring (Hungria), Monza (Itália) e Spa-Francorchamps (Bélgica), durante a temporada de 2023. Brad e Damson não usaram dublês e encararam cenas repletas de grandes duelos nas pistas.
Aqui em Genebra, no estande da maison, logo na entrada, o carro do filme – e, um pouco mais para trás, o bólido todo arrebentado, saindo fumaça! (não se trata de um spoiler, mas, pelo jeito, há um baita acidente…).
Entre os lançamentos da marca, a edição limitada do Ingenieur Automatic 40 (Ref. IW328908). O mostrador verde é inspirado no relógio usado pelo personagem Sonny Hayes – quer dizer, a peça já chega fazendo sucesso.
Este modelo nasceu graças à parceria da IWC Schaffhausen com a Cloister Watch Company (estúdio de design especializado na criação de relógios personalizados a partir de modelos vintage): caixa e pulseira de aço inoxidável, ponteiros dourados, marcadores de metal revestidos a ouro preenchidos com Super-LumiNova, limitado a mil unidades. Fabricado pela própria IWC, o calibre 32111 oferece reserva de marcha de 120 horas.
Novos cronógrafos
Outros membros da equipe APXGP usam relógios da coleção Pilot, que ganhou três novos modelos. O Pilot’s Watch Performance Chronograph 41 (Ref. IW388309) apresenta caixa em ouro 5N 18 quilates, mostrador preto lacado, fundo de safira, luneta taquimétrica em cerâmica preta, pulseira de borracha preta e movimento calibre 69385. O modelo é usado pelo personagem Joshua Pearce.
Já o Pilot’s Watch Chronograph APXGP (Ref. IW378009) é um pouco maior: caixa em aço inoxidável com diâmetro de 43 milímetros. O Pilot’s Watch Chronograph 41 APXGP (Ref. IW388116) tem caixa de 41 milímetros. O design de ambos segue os elementos pretos, dourados e brancos – as cores da equipe. Eles trazem, tingidos no fundo da caixa de safira, o logotipo da APXGP impresso em ouro. Possuem pulseira de borracha preta com uma gravação a laser que celebra a equipe e sistema EasX-CHANGE da IWC, que permite a troca apenas com o toque de um botão, sem a necessidade de outras ferramentas.
Calendário perpétuo
Com 43 milímetros de diâmetro, 16.5 de altura, o Pilot’s Watch Performance Chronograph Perpetual Calendar Digital Date-Month (Ref. IW388801) traz caixa e pulseira em Ceratanium (material exclusivo da marca que mistura a leveza do titânio com a resistência da cerâmica para relógios de alta performance), bisel em cerâmica preta com escala taquimétrica e mostrador preto texturizado.

Pilot’s Watch Performance Chronograph Perpetual Calendar Digital Date-Month (Ref. IW388801)
Data e mês são exibidos em discos dourados grandes – inspiração que remete aos relógios de bolso Paliweber do século 19. Visível através de um fundo de caixa de vidro safira colorido, o calibre 89802 tem 474 componentes e reserva de marcha de 68 horas.
Voltando a falar da coleção Ingenieur, outro destaque entre os lançamentos da maison é o Ingenieur Perpetual Calendar 41 (Ref. IW344903). Trata-se do primeiro modelo de aço inoxidável da marca a mesclar a contribuição de dois gênios da história da relojoaria suíça: o design inspirado em Gérald Genta (1931-2011) com o calendário perpétuo desenvolvido por Kurt Klaus, de 90 anos.
Caixa de 41 milímetros, aro e pulseira com superfícies acetinadas e polidas. No mostrador azul, três submostradores com data, dia da semana, mês e a fase da lua. O calibre 82600 fabricado pela IWC com sistema de corda Pellaton e componentes cerâmicos – mais uma beleza que pode ser observada graças ao fundo da caixa de vidro safira.
Com esses lançamentos e a estreia do filme F1, a marca que vem acumulando excelentes resultados e uma curva de crescimento ascendente no Brasil deve ter 2025 como um ano bastante promissor em sua história secular.