
Nos últimos cinco anos, o número de colecionadores que recorrem a art advisors, consultores especializados em curadoria de arte, aumentou 30%. Apenas em 2023, o mercado global de arte movimentou mais de US$ 68 bilhões, de acordo com o Art Market Report UBS. Nesse cenário, a brasileira Rebecca Ferreira, fundadora da Rivka Art Advisory, destaca-se ao oferecer assessoria sob medida para colecionadores de alto padrão em um trabalho que une excelência técnica, sensibilidade estética e visão de negócios.
Sediada em Nova York, no Chelsea, a Rivka conecta obras de valor cultural a compradores sofisticados no Brasil e no exterior. À frente do negócio, Rebecca equilibra conhecimento empresarial e repertório artístico com sua formação pela FGV e pelo Sotheby’s Institute of Art. “A arte certa, no contexto certo, transforma um ambiente – e uma vida”, afirma.
A equipe da empresa atua desde as etapas de curadoria e aquisição de obras com procedência até a gestão jurídica e conservacional de acervos, passando por realização de eventos. Também orienta novos colecionadores e oferece suporte pós-venda, sempre com discrição e excelência.
Em 2024, Rebecca assinou a curadoria do evento Celebration Bride, no Hotel Rosewood São Paulo, que reuniu obras de grandes nomes da arte brasileira. O projeto retorna este ano no icônico Hotel Unique.

Rebecca equilibra conhecimento empresarial e repertório artístico com sua formação pela FGV e pelo Sotheby’s Institute of Art
A presença nas principais feiras, como Art Basel, Frieze e SP-Arte, garante aos clientes acesso privilegiado a obras de alto potencial. No verão de 2024, Rebecca foi sailor associate na exclusiva Hedley Studios, nos Hamptons, ampliando sua atuação nos mercados mais seletos dos EUA.
Com uma carteira global de clientes, a Rivka já assessorou aquisições estratégicas, com projetos realizados em penthouses em Nova York e na Fazenda Boa Vista, no Brasil. No portfólio, constam obras de artistas como Picasso e Alex Katz.
Além da atuação direta com colecionadores, a Rivka também compartilha conhecimento por meio de redes sociais e de sua newsletter no Substack, reforçando a arte como ativo cultural e financeiro capaz de emocionar, valorizar e transformar.
*Infomercial é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.