Na Land Rover, o design exterior muda a um ritmo tão glacial que leva cerca de 15 anos para notar qualquer idade real. Não é por falta de tentativa. Assim como um Aston Martin, Bentley e Rolls-Royce se apegam a um estilo fundamental ao longo de sucessivas gerações, um Range Rover deve sempre parecer um Range Rover. Uma caixa alta com bordas suaves e contornadas e detalhes limpos, uma cauda curvada, rodas enormes, o capô em concha com o nome da marca em letras maiúsculas – essas são as marcas que devem ser mantidas.
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Mesmo visual, corte mais fino
O resultado é uma forma familiar em um corte mais fino. Como o novo Range Rover de tamanho normal, o Sport tem uma linha de ombro alta emoldurando uma capota preta e ousada de vidro escurecido. Os designers lixaram os vincos e as linhas de destaque da carroceria para que parecessem mais suaves e arredondados, mantendo intactos os temas retangulares e utilitários da Land Rover.
Enquanto as dimensões espelham amplamente o modelo de saída, um design de grade de três camadas faz a frente parecer mais alta, um truque visual suplantado por uma grade superior menor e faróis mais finos. Há um novo gráfico lateral nos para-lamas dianteiros e um pequeno pedaço de vidro triangular acima dos espelhos retrovisores laterais (o último ajuda na visibilidade, se não no estilo). Duas aletas de antena empoleiradas no teto, o que a Land Rover admite ser apenas para alimentar o crescente número de conexões sem fio que os carros modernos exigem.
A vista de trás é o ponto mais radical do Sport. Há uma fina faixa preta logo abaixo do vidro traseiro com LEDs em forma de U alinhados com um efeito de salão de espelhos, como nos menores Velar e Evoque. A porta traseira é uma folha limpa para um par de vincos horizontais, ecoando a faixa da luz traseira.
Tecnologia mais simples, materiais brilhantes
O interior é tão luxuoso como sempre. As cadeiras acolchoadas densamente com seus apoios de cabeça pillow-top e braços giratórios na primeira fila vêm com 22 ajustes e o couro mais macio disponível (ou um sintético reciclado).
A posição de condução vertical e o painel de instrumentos angulado revestido em couro com os porta-luvas duplos permanecem exatamente como a Land Rover os deixou. Só que agora há uma tela sensível ao toque de 14 polegadas do tamanho de um laptop no centro com feedback tátil. Ele elimina a configuração de tela dupla e instala interruptores e mostradores físicos para os modos de clima e direção que costumavam residir na tela inferior. Esta é uma boa jogada para a ergonomia.
Assim como o sistema de infoentretenimento Pivi Pro da Land Rover, que é mais rápido e muito mais simples de usar do que o InControl Touch. Em nossos testes com vários novos Land Rovers usando este sistema, descobrimos que ele também é confiável, o que nem sempre é o caso do software Land Rover.
O console central preta polida parece um monólito escuro quando o carro está desligado e ganha vida a cada partida. Os controles no volante de dois tons fazem o mesmo.
A Land Rover tem surpresas adicionais para os proprietários que fazem alarde com a mais sofisticada First Edition, incluindo alças de dobradiça dupla acima de cada porta que parecem levantadas de um conjunto de bagagem de alta qualidade ou o tecido cinza que se estende pelos painéis das portas e esconde algumas das 29 alto-falantes do estéreo Meridian. A fibra de carbono forjada, que parece crua e não processada de propósito, cobre as outras partes dos painéis das portas que não têm acabamento em couro e tecido. Ninguém sentirá falta do assento de salto da terceira fila do antigo Sport. Agora que o grande Rover tem uma terceira fila, não há necessidade disso neste modelo menor.
Novo V8, mais dois novos plug-ins
O par de seis-cilindros em linha turboalimentados de 3 litros do Sport é herdado do modelo anterior. São motores relativamente recentes e disponíveis em duas potências, uma com assistência híbrida a partir de um sistema de bateria de 48 volts que alivia o motor de cargas acessórias como o ar condicionado.
Finalmente, o motor para os entusiastas: um V8 twin-turbo de 4,4 litros da BMW com 523 cavalos de potência e 76 kgfm de torque pode ser encontrado no P530 First Edition (não se preocupe, haverá um V8 em sucessivos anos/modelo). A Land Rover também está comprometida com um Range Rover Sport totalmente elétrico para ser lançado em 2024. Não compartilhou nenhum detalhe sobre esse EV, mas imaginamos que será tão rápido e capaz quanto o V8.
A suspensão agora é acompanhada por novas molas pneumáticas de duas câmaras que podem alterar sua pressão de ar, alterando efetivamente a pressão da mola a qualquer momento. As barras estabilizadoras elétricas podem ajustar independentemente o torque para a esquerda e para a direita para manter o veículo plano nas curvas, enquanto um novo sistema de direção nas rodas traseiras ajuda na agilidade em alta velocidade e no estacionamento em baixa velocidade. Todo o resto – os diferenciais de travamento, caixa de transferência de baixo alcance, a incrível capacidade de carregar quase um metro de água e dirigir pelo mesmo terreno que um proprietário de Jeep – ainda está lá.
Assim são os mesmos preços insanamente altos. O Range Rover Sport começa em US$ 83.000 (R$ 419.000) para o P360 SE e chega a US$ 121.500 (R$ 614.040) para o P530 First Edition. Lembre-se, estes são preços iniciais. A julgar pelo quão popular este SUV sempre foi, os compradores provavelmente não hesitarão em vê-los.