Alguns podem argumentar que os carros “e-muscle” já existem em veículos como o Tesla Model S, um EV que fornece aceleração prodigiosa em linha reta, principalmente quando os modos de direção Ludicrous e Plaid são empregados. Mas os Teslas carecem amplamente da experiência visceral de carros como o Challenger Hellcat; a entrega precisa do impulso do motor elétrico é impressionante, mas desprovida do ruído inerente, vibração e, sim, às vezes o caos que os fãs de muscle cars desejam. Seu comportamento dinâmico ocasionalmente duvidoso nas curvas é quase acadêmico nesta discussão.
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Os designers e engenheiros da Stellantis entendem isso e criaram o Charger Daytona SRT Concept em resposta. É um risco calculado, destinado a trazer o caráter tradicional da Dodge para o mundo das emissões zero.
O Charger Daytona é um cupê de três portas com um perfil que ecoa o modelo de 1968-1972 em sua forma. Mas ao contrário da versão de 50 anos atrás ou do atual sedã de quatro portas, este tem uma porção grande além das duas portas. A Dodge não está prometendo um modelo de produção exatamente assim, mas elementos desse design aparecerão em vários veículos a partir de 2024.
A chamada plataforma STLA Large que sustenta o conceito Charger Daytona é alimentada por um sistema de propulsão elétrica apelidado de Banshee. Para dar aos fãs de muscles o que eles querem, os engenheiros desenvolveram três elementos (com patente pendente): o Fratzonic Chambered Exhaust, a transmissão multivelocidade Rupt e o apêndice aerodinâmico R-Wing.
Talvez como um símbolo de seu compromisso com a criação de um muscle car que por acaso é elétrico, a Dodge está revivendo o emblema Fratzog, que estreou nos carros da marca na década de 1960. O logotipo em triplo delta está de volta em forma iluminada na frente e na traseira do conceito. O nome inventado é cooptado para o sistema de escape Fratzonic do Charger Daytona.
Do Hellcat ao Banshee
Detalhes sobre o novo sistema de propulsão Banshee permanecem guardados, mas sabemos que ele usa uma arquitetura de 800 V. O número de motores e a configuração também são desconhecidos, mas Tim Kuniskis, diretor da Dodge, disse que os modelos de produção seriam oferecidos em três níveis de potência. Isso sugere a ideia de que as configurações de tração nas quatro rodas de dois e três motores acompanharão uma de tração traseira de motor único. A energia fluirá através da nova transmissão multivelocidade eRupt.
A Dodge afirma que o EV de produção será mais rápido que os modelos Hellcat em todas as principais medidas de desempenho. Considerando que a Tesla e outras marcas provaram que um EV de tração integral (AWD) com o torque instantâneo pode sair da linha com muito mais eficiência do que um modelo de combustão interna comparável, isso não deve ser muito difícil de garantir.
A arquitetura de 800 V também significa que deve suportar carregamento de 350 kW, o que ajudará a reabastecer a bateria rapidamente. Em 2024, não seria uma surpresa ver as pistas de drag race começando a instalar esses carregadores de alta potência para apoiar os pilotos locais à medida que mais e mais EVs de desempenho chegam ao mercado.
Sistema de exaustão em um EV?
Entusiastas adoram o som trovejante de um V8. Mas um motor elétrico quase não faz barulho, além de um gemido agudo. A maioria dos fabricantes oferece isso como um bônus: por que você precisaria de um sistema de exaustão com um sistema de propulsão com zero emissões? A Dodge contraria esse sentimento com o segundo dispositivo com patente pendente, o sistema Fratzonic Chambered Exhaust.
O sistema Fratzonic lê vários sinais, incluindo a posição do pedal do acelerador e velocidade, e usa um transdutor para criar pulsos de ar. Essa é uma maneira elegante de dizer que um alto-falante emula o que pode estar vindo do escapamento de um V8. Os pulsos passam por um amplificador e uma câmara de sintonia na parte de trás do carro e saem pelo “escapamento”. Kuniskis o compara a um órgão de tubos. “Ao contrário da maioria dos outros sons de EV, este não é nada sutil, promete o diretor da Dodge. Significativamente, o sistema de escape pode produzir os mesmos 126 dB de som de um Hellcat em aceleração máxima.
Exceto pelo Audi e-Tron GT e pelo Porsche Taycan, a aceleração da maioria dos EVs geralmente é um processo livre e contínuo. Temendo que os fãs de muscle cars sintam falta das lacunas de aceleração que acompanham cada troca de marcha, a Stellantis desenvolveu a transmissão multivelocidade eRupt, a terceira nova tecnologia que aguarda certificação de patente. Embora não saibamos quantas marchas ele possui, ele utiliza um mecanismo de mudança eletromecânico que proporcionará a sensação tradicional de ser empurrado contra o encosto a cada troca de marcha. O recurso PowerShot – que estreou anteriormente no híbrido Dodge Hornet R/T – fornece rajadas curtas de torque extra.
A Dodge mantém alguns elementos icônicos no Charger Daytona, como a clássica manopla da alavanca de troca de marchas em forma de pistola. Há também shift paddles atrás do volante. O botão PowerShot estará no lado direito do volante, com os controles do modo de condução à esquerda para os modos automático, esporte, pista e arrancada.
Estilo interior
Com quatro lugares e bancos traseiros rebatíveis, o Charger Daytona EV faz bom uso da área interna disponível. Mesmo um par de pneus slick (de corrida) e um macaco hidráulico compacto podem ser acomodados para os dias de pista.
“Não construímos um único carro que alguém precise, estamos no negócio dos desejos”, disse Kuniskis durante uma pré-apresentação. Teremos que esperar até 2024 para finalmente colocar as mãos nos carros Dodge movidos pelo sistema de propulsão Banshee para descobrir se os engenheiros conseguiram criar um sucessor digno do Hellcat. Mas com base nesse primeiro olhar, as perspectivas parecem boas.