Jeep comemora 1 milhão de unidades fabricadas em Goiana

4 de abril de 2023
Foto: divulgação

Milionésimo exemplar produzido no Polo Automotivo Stellantis, em Goiana, foi um Commander

A Jeep anunciou nesta terça-feira – dia 4 de abril, comemorado mundialmente como o dia da Jeep em alusão à tração 4×4 – a marca de 1 milhão de unidades produzidas no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco. O milionésimo exemplar foi um Commander.

Na unidade pernambucana são fabricados os modelos Renegade, Compass e Commander, da Jeep; e a Fiat Toro. De lá esses veículos também são exportados para diversos países da América Latina, como Chile, Argentina, Colômbia e Uruguai.

Leia mais: Por que o Jeep Commander é o SUV de 7 lugares mais vendido

Leia mais: Fiat produzirá elétricos em fábrica que faz Alfa Romeo e Maserati

A fábrica começou a operar em fevereiro de 2015 e em março a Jeep lançou o primeiro veículo fabricado em Goiana, o Renegade – modelo que soma quase 540 mil unidades fabricadas desde então.

No ano seguinte, a segunda geração do Jeep Compass passou a ter produção nacional. O modelo chegou ao mercado brasileiro com o propósito de ampliar a categoria dos médios. Foi, em 2017 e 2018, o SUV mais vendido do mercado. Em 2021, a marca lançou o Commander, primeiro Jeep 100% desenvolvido no Brasil.

No entanto, a produção da Jeep no Brasil vem de longa data, desde fim dos anos 1940, com a montagem de unidades CKDs no país, passando pela produção na fábrica da Willys Overland, em São Bernardo do Campo (SP), e também em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, nas décadas de 1950 e 1960.

Curiosidades sobre o marco histórico:

Enfileirados todos os modelos da Jeep já produzidos em Goiana, é possível traçar uma linha reta do Monte Caburaí, em Roraima, ao Arroio do Chuí, no Rio Grande do Sul (4.394 km), considerando o comprimento dos três modelos nacionais (Renegade = 4.268 mm, Compass = 4.400 mm, Commander = 4.769 mm).

Considerando a produção de 1 milhão de carros, foram 213 mil unidades 4×4 que saíram das linhas de montagem de Goiana; o Renegade foi o modelo mais produzido nesses oito anos.

Para chegar a este número de produção da Jeep, foram necessárias 30 mil horas trabalhadas nas linhas de Goiana.

As cores branca, cinza e preta foram as mais requisitadas dentre os modelos Jeep fabricados.