Veja fotos dos próximos lançamentos no mercado:
Num ano de ritmo frenético de lançamentos – reprimidos pela pandemia –, melhor avisar o consumidor que seu produto está chegando antes que ele visite a loja do concorrente.
Pode-se esperar por volta de dez novos modelos até 31 de dezembro, ou mais, mas pinçamos a seguir os cinco com mais poder de mexer com o mercado:
Jeep Grand Cherokee 4xe
Agora na quinta geração, retornará na versão 4xe. Isso significa que sob o capô haverá um motor 2.0 turbo a gasolina, acoplado a um propulsor elétrico montado no eixo traseiro, que juntos somam 380 cv de potência e 64,9 kgfm de torque. Dados da United States Environmental Protection Agency (EPA), a entidade que mede o consumo dos veículos naquele mercado, registram 23,8 km/l de consumo combinado (estrada e cidade).
Forbes Motors já experimentou o Grand Cherokee L, versão alongada do SUV e equipada com motor V8 – que dificilmente chegará ao Brasil, mas demonstra o nível de luxo que a Jeep pode entregar.
Citroën C3 Aircross
Revelado mundialmente em abril, o C3 Aircross – que por um alinhamento global foi obrigado a usar o mesmo nome da minivan que não deixou saudades no mercado nacional – já está sendo produzido na fábrica de Porto Real (RJ). Seu principal trunfo será a capacidade para levar sete ocupantes, gentileza que seus rivais não ousaram oferecer em duas décadas de existência do segmento.
Únicos dados técnicos revelados foram os 2,67 metros de entre-eixos, os 489 litros do porta-malas e que o carro terá “mais de 4,32 metros de comprimento”. Na lista de equipamentos, destaque para o quadro de instrumentos digital customizável de 7 polegadas e para a central multimídia de 10 polegadas.
Ford Ranger Raptor
Desenvolvida pela Ford Performance, divisão de esportivos de alto desempenho da marca e inspirada nos veículos de corrida no deserto, será um dos dez lançamentos programados pela empresa norte-americana, agora resumida a importadora no mercado nacional.
Nenhuma informação foi compartilhada, mas nos EUA, país de origem, a Ranger Raptor parte de US$ 55.365 (R$ 270 mil) e é equipada com motor 3.0 V6 Ecoboost (biturbo), de 410 cv e 59,4 kgfm de torque. O câmbio é automático, de dez marchas.
Ford Mustang Mach-E
A Ford vai apostar na ideia de que, apesar de elétrico, não deixa de ser um Mustang. “O Mustang Mach-E não é só um veículo elétrico inovador, versátil e empolgante com emissões zero. Ele é um Mustang, um carro que incorpora o espírito de liberdade e o carisma do cupê esportivo mais vendido do mundo”, segundo Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.
Honda ZR-V
A Honda enfim participará do segmento em que Jeep Compass e Toyota Corolla Cross colecionam fãs. Importado do México e desenvolvido com base no Civic atual, será posicionado entre o HR-V e o CR-V (que também chega este ano).
Renault Megane
Vendido no Brasil até 2012 como um sedã médio, o Megane voltará agora baseado na plataforma CMF-EV, dedicada a elétricos. Será equipado com motor de 220 cv e 30,6 kgfm de torque, além de autonomia de 450 km. Todos os revestimentos têxteis são produzidos a partir de materiais 100% reciclados, e no fim do ciclo de vida 95% do veículo poderá ser reciclado, segundo a marca francesa. Também estreará o novo logotipo da Renault no Brasil.
Fiat Titano
Líder dos respectivos segmentos com Strada e Toro, agora a Fiat se arriscará no andar das médias, setor dominado por Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger. Desenvolvida pela Peugeot em parceria com a chinesa Changan, a Titano (Landtrek no showroom da francesa em outros mercados) será vendida no Brasil pela Fiat por conta da rede de concessionárias mais ampla e a experiência da marca italiana em vender picapes.
O nome, segundo a Fiat, é “inspirado na entidade da mitologia grega que enfrenta Zeus e os demais deuses do Olimpo em sua ascensão ao poder. Além disso, pode ser vinculado também ao metal titânio, o mais resistente usado pela indústria de alta tecnologia, conferindo alta resistência e durabilidade”.
Entre os equipamentos já confirmados, bloqueio do diferencial traseiro e assistente de controle de descida (Hill Assist Descent Control), além de bancos dianteiros elétricos.