A montadora japonesa teve alta de 7,2% nas vendas globais no ano passado, incluindo a fabricante de microcarros Daihatsu e a unidade de caminhões Hino Motors.
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Essas duas subsidiárias e a afiliada Toyota Industries foram afetadas por problemas de governança envolvendo teste de certificação para carros e motores que poderiam prejudicar a reputação global da marca em termos de qualidade e segurança.
Uma das cinco atitudes estabelecidas pela administração como meta para os funcionários é: “Ser honesto e fazer as coisas de maneira correta.”
A empresa disse que o evento, originalmente planejado para 14 de fevereiro, aniversário do falecido fundador do grupo, Sakichi Toyoda, foi antecipado à luz das recentes irregularidades nas empresas Toyota.
Vendas
As vendas globais do grupo Toyota ultrapassaram 10 milhões de veículos em nove dos últimos 10 anos, exceto em 2020, diante dos impactos da pandemia.
Os dados desta terça-feira mostram que as vendas de veículos somente da matriz da Toyota, que incluem a marca homônima e a Lexus, atingiram um recorde de 10,3 milhões de veículos em 2023.
Os híbridos gasolina-elétricos representaram cerca de um terço desses veículos. Os veículos elétricos a bateria representaram menos de 1%.
A Toyota, no entanto, corre o risco de desacelerar o ritmo de vendas do grupo depois que a Daihatsu suspendeu, no mês passado, as vendas de todos os seus carros, após uma investigação de segurança ter encontrado problemas envolvendo 64 modelos, incluindo quase duas dúzias vendidos sob a marca Toyota.
Na segunda-feira, a Toyota suspendeu vendas de alguns modelos, incluindo a caminhonete Hilux e o utilitário esportivo Land Cruiser 300, depois que um painel independente descobriu irregularidades nos testes de motores a diesel desenvolvidos pelo fornecedor Toyota Industries.
Em 2022, outro comitê encarregado de investigar um escândalo de emissões na Hino Motors descobriu que a unidade de caminhões havia falsificado dados de emissões de motores desde 2003.