Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Saúde / Webinar de saúde mental da Forbes discute papel das empresas no bem-estar dos colaboradores

Webinar de saúde mental da Forbes discute papel das empresas no bem-estar dos colaboradores

Com convidados especializados no tema, evento debateu os aspectos corporativos do autocuidado

Maria Laura Saraiva
28/05/2021 Atualizado há 4 anos

Acessibilidade

Forbes

De olho em um dos temas mais debatidos durante a pandemia, a Forbes realizou, na noite de ontem (27), o seu segundo webinar voltado para a saúde mental no meio corporativo. Por quase duas horas, especialistas na área foram convidados a palestrar sobre o tema da vez,  “Autocuidado no Centro da Agenda da Empresa: Como Atingir este Objetivo?”, tópico que rendeu discussões sobre o futuro do trabalho e o papel das companhias no bem-estar dos colaboradores. 

O encontro foi mediado por José Vicente Bernardo, editor-chefe da Forbes Brasil, e contou com a abertura do Dr. Arthur Guerra de Andrade, médico psiquiatra, professor da Faculdade de Medicina da USP, da Faculdade de Medicina do ABC, cofundador da Caliandra Saúde Mental e colunista da Forbes. Outros nomes da área marcaram presença, como Dr. Ricardo Martins Ouchi, médico psiquiatra e diretor da linha de cuidados de saúde mental da Amil, Dr. Fernando Pedro, diretor-executivo de gestão de valor em saúde na Amil, Dra. Camila Magalhães, médica psiquiatra, cofundadora da Caliandra Saúde Mental, Eduardo Spinussi, gerente-geral da Fundação Zerrenner e Erica Buganza – RHBP – de desenvolvimento e carreira do Itaú Cultural.

LEIA MAIS: Forbes anuncia segundo webinar sobre saúde mental no trabalho

A mesa iniciou com uma série de dados preocupantes em relação à saúde mental dos brasileiros durante o último ano. Atualmente, o país não só lidera o ranking de casos de ansiedade no mundo, como também é o quinto com mais depressivos patológicos. Com o agravamento desses sinalizadores durante a pandemia, a conclusão dos especialistas é que nunca houve um cenário tão propício – e urgente – para a mudança da cultura nas empresas. 

Para o Dr. Arthur Guerra, as companhias devem iniciar seu trabalho a partir dos líderes. “Se eles não forem os exemplos, quem será?”, questionou. O psiquiatra explicou que esse grupo deve ser capacitado para reconhecer os primeiros sinais de problemas com os membros da equipe, atuando como um mediador entre os funcionários e profissionais da saúde. “As pessoas precisam entender que o autocuidado não é egoísmo, é uma necessidade. E cabe ao líder se atentar aos sinais mais comuns de sobrecarga mental, como o sono prejudicado, a irritabilidade excessiva e a queda no rendimento”, diz. 

Por outro lado, o Dr. Ricardo Martins chamou a atenção do público do webinar para as condições da natureza humana. Segundo ele, basta pensar no método cartesiano, aquele mesmo estudado na matemática, para entender como a cabeça do homem funciona. “Desde sempre almejamos o controle do que está à nossa volta. Nós categorizamos, comparamos e dividimos os objetos em caixinhas. Na história, acabamos errando nessa dose, e hoje podemos afirmar que o que move o ser humano é a angústia, a incerteza”, afirma. Dessa forma, o  diretor de cuidados da Amil diz que as companhias devem repensar sua maneira de organização interna da companhia a fim de aliviar os sintomas mentais e também diminuir a probabilidade de adoecimentos. Alterar a cultura do time, integrar os centros médicos às organizações, tudo isso faz parte da promoção da saúde, explica ele. 

Outro ponto abordado na discussão foi o estigma das doenças mentais. Em sua fala, o Dr. Fernando Pedro chamou a atenção para a natureza oculta dos diagnósticos de depressão e ansiedade, mesmo com os aumentos alarmantes de casos. “Todo mundo conhece alguém na família ou no trabalho que lute com alguma dessas doenças, mas ninguém compartilha isso sem se sentir constrangido”, aponta. Para o médico, uma das responsabilidades das empresas é justamente a abordagem clara e direta dessas questões, contribuindo para que o tema seja abordado com normalidade. 

Como não poderia faltar, os dilemas do home office também foram trazidos à discussão pela Dra. Camila Magalhães. Só no Brasil, afirmou ela, sete milhões de pessoas trabalharam remotamente durante a pandemia. Embora o tempo economizado no trânsito e a diminuição da fadiga sejam pontos positivos, nem tudo ficou mais “fácil”:  traçar um limite adequado entre a vida pessoal  e profissional, por exemplo, foi um desafio acertado por poucos. “O trabalho é uma experiência coletiva, então os líderes devem promover o diálogo e o autocuidado entre as equipes, sempre lançando mão de estratégias que conectem e aproximem as pessoas”, conclui.

Erica Buganza e Eduardo Spinussi, representantes do Itaú Cultural e da Fundação Zerrenner, respectivamente,  expuseram as  medidas adotadas pelas empresas para apoiar os colaboradores com dificuldades no dia a dia. Os executivos explicaram que o primeiro passo para um case de sucesso é o tratamento precoce – isto é, desenvolver iniciativas de prevenção e agir antes que os quadros se agravem. “É algo difícil de ser enfrentado nos meios corporativos, mas as companhias devem oferecer suporte”, disse Spinussi. 

Além de encontros mediados por profissionais para debater temas como estresse e angústia, houve uma iniciativa dos líderes para redefinir o trabalho de funcionários que viram seus projetos quase totalmente impactados pela pandemia. “A gente via casos de diretores de teatros que não sabiam o que fazer depois que tudo fechou. Nesse momento ressignificamos a carreira dos nossos colaboradores, trouxemos subsídios e procuramos ajuda”, finaliza Erica. 


Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • bem-estar
  • FORBES
  • home office
  • saúde
  • saude mental
  • webinar

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Carreira

    México Planeja Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

Últimas Notícias

  • Porto

    Porto Vê Lucro Líquido Crescer 28% no 1º Trimestre e Efeito Macro Mais Benigno do Que o Mercado Esperava

  • Forbes Brasil - Pré-mercado

    Pré-mercado: as Perspectivas para a Inflação de Abril

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.