Três dicas para saber gastar dinheiro com o que realmente traz felicidade

9 de outubro de 2022
Reprodução/Forbes

Investir em experiências pode trazer mais felicidade do que bens materiais

Muitos de nós somos ensinados a evitar conversas sobre dinheiro. Por causa disso, lutamos para entender a relação que temos com ele. Podemos citar questões como:

  • “Se o dinheiro não compra a felicidade, por que só me vejo sendo mais feliz se fosse mais rico?”
  • “Meus pais nunca me deixaram gastar dinheiro com eles. Como posso dizer a eles que ter certas comodidades não é o mesmo que ser viciado em luxo?”
  • “O materialismo e a felicidade são mutuamente exclusivos?”
  • “Esbanjar me torna ganancioso e egoísta?”

É bom refletir sobre essas perguntas, pois elas contam uma história mais profunda sobre como você vê o dinheiro em sua vida. Aqui, falarei sobre três maneiras pelas quais o dinheiro pode realmente comprar felicidade, de acordo com uma nova pesquisa científica.

Leia mais:  O efeito “mágico” dos pets sobre a saúde mental

#1. Gastar dinheiro com seu parceiro paga dividendos de felicidade

Muitas vezes nos sentimos estimulados a pensar em maneiras criativas de mostrar nosso compromisso com nosso parceiro. Isso pode significar fazer um gesto inesperado e atencioso, criar um presente feito à mão ou pensar em novas maneiras de passar um tempo de qualidade juntos.

Embora todos esses métodos sejam ótimos, não há nada de errado em comprar para seu parceiro algo que ele queira ou possa usar – ou, melhor ainda, algo que ele queira, mas nunca compraria para si.

Um estudo recente mostra que os parceiros que gastam dinheiro regularmente um com o outro estão mais satisfeitos no relacionamento. Gastar com seu parceiro aumenta a capacidade de resposta do parceiro, o que contribui para a saúde da relação e para a saúde psicológica individual dos envolvidos.

Além disso, comprar algo para o seu parceiro não significa que você não dedicou tempo e esforço ao gesto. Comprar algo bom também exige esforço – você pode ter que economizar dinheiro, planejar uma venda ou fazer uma reserva.

#2. Gastar dinheiro com um amigo peludo pode ser delicioso

Sim, animais de estimação são grandes responsabilidades. Sim, eles podem fazer uma bagunça. Sim, às vezes eles deixam marcas de mordida em móveis novos. Sim, as visitas veterinárias podem ser caras.

Mas animais de estimação não são desperdício de dinheiro. Pelo contrário, pesquisas mostram que gastar dinheiro com seus animais de estimação – seja para treinamento, brinquedos ou acessórios – pode aumentar significativamente seu nível de felicidade.

Existem outros pontos positivos também. Acariciar um cão pode ter efeitos de redução de estresse em sua mente e corpo. Manter seu animal de estimação ativo força você a permanecer ativo. Talvez o mais importante, os animais de estimação também desempenham um papel de apoio emocional para você e sua família.

As pessoas que possuem animais de estimação são conhecidas por serem mais sociáveis ​​e tendem a criar comunidades vibrantes com outros donos de animais, o que pode ser um poderoso antídoto para a solidão e o isolamento. Não foi surpresa que, quando a pandemia chegou e o mundo entrou em hibernação, a adoção e as vendas de animais de estimação atingiram recordes.

#3. Gaste seu dinheiro em experiências, e não em coisas

Embora gastar com os outros seja uma ótima maneira de aumentar sua felicidade, gastar consigo mesmo não é um crime. Na verdade, comprar experiências novas e interessantes para si mesmo é uma ótima maneira de alcançar a felicidade duradoura que não está enraizada no materialismo.

Investir em experiências como uma viagem solo, um show ou até mesmo uma aula de música pode adicionar marcos significativos na narrativa de sua vida. O valor das experiências aumenta com o passar dos anos e elas continuam a enriquecê-lo de diferentes maneiras (algo que roupas ou joias novas raramente alcançam).

Não está convencido? Pense na sua lua de mel, no momento em que você levou seu filho ou irmão para um parque de diversões, ou no momento em que você foi ler aquele livro do seu autor favorito. Você trocaria essas experiências por qualquer outra coisa no mundo?

Conclusão

O dinheiro não é mais do que um símbolo de valor. Você tem permissão para usá-lo quando quiser dizer a alguém que você valoriza seu amor, seu trabalho e sua presença – mesmo que essa pessoa seja você.