Os benefícios de uma casa arrumada para a sua saúde mental

19 de junho de 2023
Getty Images

Uma casa arrumada pode te ajudar a ter mais foco

“Arrumar o seu quarto é bom para a saúde” pode soar como algo que seus pais podem ter dito quando você era criança, mas de fato há uma verdade nisso. O ambiente desempenha um papel importante em nosso bem-estar mental, e manter uma casa limpa, seja seu quarto, apartamento ou casa, traz uma variedade de benefícios. 

“Nossos mundos externos inevitavelmente afetam nossos mundos internos e vice-versa”, afirma Danielle Roeske, vice-presidente da Newport Healthcare. Em resumo, quando nossas mentes se sentem sobrecarregadas, nossos espaços também podem acabar desarrumados. E um espaço bagunçado pode levar ao estresse, ansiedade, dificuldade de concentração e tensão no relacionamento, diz Peggy Loo, Ph.D., psicóloga licenciada e diretora do Manhattan Therapy Collective. Embora um espaço bagunçado possa te deixar em um estado de confusão mental, isso também significa que arrumá-lo pode ajudar a te fazer sentir melhor. 

Estudos ao longo dos anos ligaram a saúde mental à exposição ao ambiente. Uma pesquisa comparativa em 2000  vinculou melhorias na qualidade da habitação à melhoria da saúde mental dos residentes. Mais recentemente, um estudo de 2020 na Coreia associou condições habitacionais precárias com sintomas depressivos. E participantes de um estudo de 2021 na China eram mais propensos a relatar boa saúde quando viviam em casas arrumadas.

Veja 5 benefícios da limpeza e de uma casa arrumada para a saúde mental, de acordo com especialistas:

Senso de ordem e controle Um estudo de 2017 com jovens adultos descobriu que a desordem estava relacionada à procrastinação, à sensação de sobrecarga e à baixa qualidade de vida. Nossos ambientes externos podem atuar como um ‘espelho’ para nossos estados emocionais e psíquicos, explica a Dra. Roeske. "Quando há ordem e estrutura em nosso ambiente externo, isso pode nos ajudar a sentir mais capacidade de lidar com alguns dos nossos sentimentos e estados internos", completa. more
Familiaridade e consistência Os seres humanos preferem rotinas similares que nos oferecem estabilidade, mesmo em meio a circunstâncias caóticas, diz a Dra. Roeske. Manter os itens domésticos em ordem pode proporcionar essa familiaridade. No entanto, ela acrescenta que "ordem" não significa necessariamente que tudo esteja alinhado perfeitamente, e que essa percepção pode ser diferente de pessoa para pessoa. more
Liberação de endorfinas O ato físico de limpar também pode liberar endorfinas, o que, segundo a Dra. Roeske, "é extremamente benéfico como um alívio de dor, redutor de estresse e melhoria geral do nosso bem-estar". more
Mais foco Ter muitos itens em nosso campo de visão distrai a capacidade de processamento do cérebro, de acordo com um estudo do Princeton Neuroscience Institute de 2011. Limpar a desordem permite que o cérebro se concentre em itens e tarefas, um de cada vez. more
Emoções reguladas O ato de limpar também nos obriga a desacelerar, o que pode proporcionar um efeito calmante durante situações conturbadas e ajudar-nos a explorar e gerenciar nossas emoções. "Uma limpeza profunda pode ser uma ótima forma construtiva de canalizar a frustração", diz a Dra. Loo. Em tempo: a psicóloga ressalta que, embora a limpeza possa ajudar a melhorar sua saúde mental, reunir energia extra para arrumar a casa pode ser difícil para pessoas com ansiedade, depressão ou burnout. Nesse caso, pode ser útil consultar um profissional, para avaliar outras estratégias de ação baseadas em evidências. more

Como colocar a limpeza no seu dia a dia: 6 dicas para limpar a casa

Primeiro, saiba que você pode realizar o processo de limpeza de forma lenta e encontrar uma abordagem que funcione para você, ao mesmo tempo em que avança para uma casa mais limpa e mais bem-estar. Abaixo, especialistas em organização e limpeza oferecem dicas para organizar seu espaço e mantê-lo arrumado a longo prazo.

  1. Comece pelo seu cômodo favorito ou mais importante.

“Diferentes cômodos ou partes de uma casa terão um significado diferente para cada pessoa”, diz a Dra. Roeske. Por exemplo, a cozinha pode ser um local de grande importância para alguns, pois é onde as refeições são preparadas e a família se reúne. Manter a cozinha limpa e organizada pode oferecer uma sensação maior de ordem para essas pessoas. Para outros, um quarto limpo pode ser um santuário e contribuir para hábitos de sono mais saudáveis, o que também está relacionado a uma melhor saúde mental.

Leia também:

  1. Comece pequeno.

“É surpreendente o quanto é possível organizar e arrumar em apenas 15 minutos por dia”, diz Lauren Saltman, organizadora profissional e proprietária da Living Simplified, uma empresa de organização profissional nos EUA. Ela oferece exemplos de pequenas mudanças que você pode fazer para diminuir o acúmulo de bagunça diária, como limpar a mesa da cozinha e lavar a louça imediatamente após o jantar.

  1. Dê um “lar” para tudo.

Pode ser útil lidar com certas tarefas menores atribuindo objetos a um lugar específico, ou um espaço onde possa ficar quando não está sendo usado, sugere Brenda Scott, proprietária da Tidy my Space, uma empresa de organização profissional no Canadá.

  1. Use um objetivo para te motivar.

“Pense na visão geral”, sugere Lesley Spellman, fundadora do The Clutter Fairy, empresa de recursos de organização no Reino Unido. Por exemplo, imagine-se recebendo amigos para um jantar que você tem vontade de fazer, mas a bagunça na sala de jantar tem te impedido. Mentalizar um objetivo pode te dar motivação pela qual limpar.

  1. Estabeleça tarefas não negociáveis.

Estas são as tarefas diárias de organização e limpeza que você não pode deixar de fazer. Elas variam entre casas, famílias e rotinas diárias, diz Spellman, mas podem incluir limpar a bancada da cozinha, lavar a louça e varrer o chão, por exemplo. “Quando suas tarefas não negociáveis se tornarem hábitos, as tarefas domésticas farão parte do seu dia e não serão um estresse adicional”, completa.

  1. Vá devagar.

Seja realista em relação aos seus níveis de energia e limitações de tempo para limpar e arrumar, mas não tenha medo de sair da sua zona de conforto, afirma Spellman. Por exemplo, limpe uma gaveta ou um armário de cada vez, para evitar exaustão ou queda da sua motivação.

Para muitos, limpar é uma tarefa que eles prontamente evitariam, mas um pouco de arrumação diária é um preço pequeno a pagar por um boost na saúde mental. Não apenas a limpeza proporciona um momento de foco e atenção plena, mas no final, ficamos com uma área limpa, com espaço para pensar e desfrutar do ambiente.