Cuidado por meio do diálogo

28 de março de 2024
Divulgação

Vivian Bennett, diretora do cliente da Care Plus

Nos negócios, uma mudança significativa de paradigma ocorreu ao longo dos anos. Enquanto antes se enfatizava a necessidade de ferramentas persuasivas para conquistar clientes, com o avanço do marketing e o aprofundamento das pesquisas de mercado, a ênfase passou para a importância de ouvir o consumidor. No entanto, essa transição, embora crucial, demorou a reconhecer um aspecto fundamental: o diálogo entre empresas e pessoas. Na indústria da saúde, essa conversa assume uma importância ainda maior.

A “jornada do paciente” transcende a jornada comum do cliente, exigindo cuidado e atenção excepcionais, considerando que, nessa área, pode-se lidar com questões de vida e morte. Nesse contexto, a comunicação é um elemento particularmente sensível, especialmente quando se considera a multiplicidade de stakeholders envolvidos.

Players de destaque na saúde suplementar estão cientes desse desafio, e alguns encontram saídas eficientes para vencê-lo. É o caso da Care Plus, operadora que atua há mais de 30 anos no mercado brasileiro.

“Temos muitas formas de conversar com nossos públicos de interesse durante toda a jornada deles conosco, desde a pré-venda, onboarding, um acontecimento importante de saúde, até uma alteração no produto contratado. E utilizamos diversas formas: presencial, por telefone ou digital, sempre respeitando a preferência do stakeholder”, diz Vivian Bennett, diretora do cliente da Care Plus.

Vivian destaca que, além desses canais, a Care Plus se vale ainda de eventos e pesquisas, usando todos esses meios como oportunidades de conversas visando ao estreitamento de relações e à coleta de informações valiosas para a melhoria dos relacionamentos.

“As respostas do público são coletadas em uma poderosa plataforma de gestão de pesquisas e analisadas de forma minuciosa pelo nosso time de experiência do cliente para identificar possíveis pontos de melhoria, a causa-raiz de reclamações, oportunidades de novos produtos e serviços ou a oportunidade de encantar alguém que está precisando de um carinho especial; o que chamamos de experiências memoráveis”, explica a executiva.

A estratégia, além de custosa, demanda o estabelecimento de critérios claros, que orientem não só a maneira de conduzir o diálogo, mas também a forma de obter informações a partir de KPIs precisos. “O mesmo relacionamento próximo que temos com nossos clientes temos também com nossos corretores, parceiros e prestadores”, diz Vivian.

Os resultados justificam os investimentos. A Care Plus tem apresentado NPS (métrica de medida da satisfação do cliente) de 74%, percentual considerado zona de qualidade, um importante diferencial competitivo que permite a expansão da empresa. No entanto, Vivian Bennett pontua que o indicador mais importante é fazer com que o propósito da empresa – proporcionar vidas mais saudáveis, felizes e longas – seja cumprido. “Se a comunicação nos ajuda a obter isso, sei que estamos no caminho certo.” 

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.