Maio é o mês escolhido internacionalmente para alertar e conscientizar sobre o câncer de bexiga, tumor que é de duas a três vezes mais comum nos homens do que em mulheres e duas vezes mais frequente em brancos do que em negros.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Um dos principais fatores de risco estabelecidos para a doença é o tabagismo, além da exposição a alguns compostos químicos e a idade. O pico de incidência do câncer de bexiga ocorre entre os 60 e 70 anos; cerca de 90% dos pacientes recebem o diagnóstico depois dos 55 anos.
A atenção aos sinais pode auxiliar o diagnóstico precoce. Sintomas como sangue na urina, dor e dificuldade ao urinar podem ser um alerta para várias doenças do aparelho urinário, inclusive do câncer. Por isso, a identificação destas condições vale uma consulta ao médico para um diagnóstico preciso.
As opções de tratamento vão depender do grau de evolução da doença. Novas estratégias terapêuticas têm sido estudadas, com a combinação de medicamentos inovadores. Comentei sobre alguns destes estudos neste mesmo espaço, no fim de 2023. São descobertas que podem melhorar o tratamento e trazer mais qualidade de vida ao paciente.
Capte a gota
Todos os anos, de acordo com a Coalizão Mundial de Pacientes com Câncer de Bexiga (WBCPC, na sigla em inglês), mais de 610 mil pessoas são diagnosticadas este tipo de tumor. É o nono câncer mais frequente e a 13ª causa de morte por neoplasias em todo o mundo. Aqui no Brasil, cerca de 11 mil casos são registrados por ano.
Leia também:
- Políticas nacionais para o câncer e cuidados paliativos: foco no paciente
- Novidades promissoras para tumores de próstata, rim e bexiga
- Prevenção do câncer de fígado pode exigir mudanças no estilo de vida
Em 2024, a WBCPC escolheu o tema “Desafiando a incerteza em torno dos sintomas do câncer de bexiga” para a campanha anual de conscientização, realizada neste mês de maio. E, para chamar a atenção sobre a importância da deteção precoce e da atenção médica imediata caso surjam sintomas, criou um jogo online, chamado Spot the Drop (ou “capte a gota”, em português).
O objetivo é destacar “como a ação imediata tem impacto direto no diagnóstico precoce e nas taxas de sobrevivência”. O game interativo está disponível no link https://spot.worldbladdercancer.org/
Deixo, então, o alerta para a atenção aos fatores de risco e aos sinais do câncer de bexiga. Não negligencie os sintomas. O diagnóstico precoce é fundamental para melhores desfechos do tratamento.
Fernando Maluf é cofundador do Instituto Vencer o Câncer e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.