Alemanha consulta indústria sobre blockchain

iStock
Consulta do governo alemão tem como objetivo saber como explorar o potencial do blockchain

A Alemanha abriu um processo de consulta sobre como explorar o potencial da tecnologia blockchain antes de apresentar uma estratégia de ação neste ano, disseram hoje (18) fontes do governo.

LEIA MAIS: Credit Suisse testa blockchain em fundos

Berlim é um centro para startups, das quais cerca de 170, de uma forma ou de outra, trabalham com blockchain, a tecnologia que sustenta moedas digitais como o bitcoin.

Há um grande interesse de potenciais participantes e investidores de uma série de indústrias, incluindo de veículos, produtos farmacêuticos, energia e administração do setor público, que esperam transformar a forma como negócios em massa são feitos via blockchain.

De acordo com as fontes, empresas e grupos da indústria que poderiam se tornar interessados em um processo de implantação da tecnologia na maior economia da Europa foram convidados a fornecerem recomendações a partir desta semana.

Embora resultados concretos estejam sendo buscados, ainda não está claro se eles se materializarão imediatamente em qualquer movimento legislativo, disseram eles.

Startups que trabalham com blockchain disseram que, sem um quadro legal, há obstáculos de entrada elevados para a adoção mais ampla da tecnologia. Os governos pedem cautela em relação às criptomoedas que utilizam a tecnologia.

VEJA TAMBÉM: Blockchain vai rastrear sustentabilidade de alimentos

Poucas das grandes economias do mundo criaram estratégias abrangentes sobre como fomentar startups de blockchain.

Alguns, incluindo Grã-Bretanha e Singapura, permitiram que essas empresas tivessem liberdade limitada para testarem aplicações inovadoras de blockchain no setor financeiro.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).