Prudência antes do Carnaval faz bolsa cair

Getty Images
Ibovespa fecha em queda de 1,03%; no mês, declínio foi de 1,86%

O Ibovespa fechou em queda de 1% hoje (1), descolado de praças acionárias no exterior, tendo Petrobras entre as maiores pressões de baixa na esteira do recuo do petróleo e refletindo posições mais cautelosas antes de fim de semana prolongado no Brasil pelo Carnaval.

LEIA MAIS: Ibovespa fecha em queda de 1,77%

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 1,03%, a 94.603,75 pontos. O volume financeiro somou R$ 13,44 bilhões. Na semana, acumulou declínio de 3,35%.

“A bolsa segue enfraquecida por um certo desânimo com o andamento da reforma da Previdência”, observou o gestor Marco Tulli, da mesa de Bovespa da corretora Coinvalores. “As declarações recentes do presidente, a perspectiva de prorrogação no prazo de tramitação, tudo reduz o apetite de investidores.”

Na expectativa de algum progresso da reforma, estrategistas preferiram adotar um tom mais conservador em portfólios para março, uma vez que veem o processo adicionando volatilidade e incerteza da direção do Ibovespa, embora sigam otimistas no curto e médio prazos.

Fevereiro encerrou com o Ibovespa em queda de 1,86%, em mês marcado por saída líquida de estrangeiros do segmento Bovespa, de R$ 1,77 bilhão até o dia 27.

No exterior, o ânimo desta sexta-feira encontrou suporte em expectativas positivas sobre as negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China e números melhores sobre a economia chinesa. Em Wall Street, o S&P 500 subiu 0,69%, em movimento alinhado a pregões na Europa e Ásia.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).