A TIM anunciou hoje (22) o início de testes da tecnologia 5G em Florianópolis, utilizando equipamentos da fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicação Huawei, que tem sido alvo de pressão dos Estados Unidos, que inseriram a empresa na semana passada em uma lista negra comercial.
LEIA MAIS: Huawei deve perder 50% das vendas sem os serviços do Google
A companhia, controlada pela Telecom Italia, também tem iniciativas de testes 5G em Campina Grande, com equipamentos da Nokia; e em Santa Rita de Sapucaí (MG), usando produtos da Ericsson.
A operadora afirmou que Florianópolis é a primeira cidade no país em que a empresa já tem instalado antena 5G na frequência de 3,5 GHz.
“Enxergamos alguns elementos habilitadores, como o desenho de um leilão não arrecadatório que privilegie os investimentos e a simplificação de procedimentos para instalação de antenas e fibra em prol da competitividade e crescimento do Brasil”, disse em comunicado à imprensa o presidente-executivo da TIM, Pietro Labriola.
Ele se referiu ao leilão de frequências 5G no país, previsto para o ano que vem. A TIM espera que o início da operação comercial da tecnologia no Brasil ocorra em 2021.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube