Cientistas inventam roupa que pode aumentar alcance do wi-fi e economizar bateria

Getty Images
Segundo pesquisadores, vestuário inteligente pode impulsionar tecnologia “wearable”

Pesquisadores de Singapura inventaram roupas inteligentes que podem aumentar o alcance do sinal e economizar bateria em aparelhos sem fio, como fones de ouvido e relógios inteligentes.

LEIA MAIS: Wearables: uma nova oportunidade no setor bancário

A invenção, chamada “metamaterial“, permite que ondas de rádio, como Bluetooth e Wi-Fi, deslizem pelas roupas entre dispositivos, em vez de irradiar para fora em todas as direções.

Isso significa que sensores e a tecnologia ‘wearable‘, como Apple Watches e AirPods podem estabelecer conexões mais fortes mais rapidamente e economizar energia, disseram os cientistas da Universidade Nacional de Singapura.

“Esta camiseta aumenta em mil vezes a conectividade sem fio de dispositivos em volta do meu corpo”, disse o professor assistente John Ho, vestindo uma camiseta esportiva atada com tiras do tecido metamaterial.

Ho, que supervisionou uma equipe de dez membros que desenvolveu a tecnologia ao longo de um ano, disse que ela pode ser usada para medir os sinais vitais de atletas ou pacientes de hospitais.

A equipe de Singapura obteve uma patente provisória sobre o projeto do tecido, que pode ser lavado, seco e passado como roupas normais e custa apenas alguns dólares por metro para ser produzido.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).