10 marcas esportivas mais valiosas de 2015

22 de outubro de 2015

iStock

A Nike tem crescido ano após ano. Desde 2007, o valor da marca cresceu de US$ 7,5 bilhões para US$ 26 bilhões. A parceria de tênis de basquete que a empresa fez com Michael Jordan tem sido extremamente lucrativo para os dois lados e fez com que Nike dominasse 95% do mercado de tênis de basquete nos Estados Unidos. Não a toa, é a marca esportiva mais valiosa de 2015.

VEJA TAMBÉM: 10 atletas mais bem pagos na última década

A lista anual de Forbes, Fab 40, escolhe as 40 marcas esportivas mais valiosas do mundo. O ranking é dividido em quatro categorias, cada uma com seu respectivo vencedor: empresas, eventos, atletas e equipes. A Fab 40 não reúne exatamente quem é mais valioso, mas a sua marca, ou seja: os valores apresentados são a diferença entre o valor estimado da marca do negócio e o valor de um negócio similar. No caso dos atletas, pode-se tomar Tiger Woods como exemplo: US$ 30 milhões é o quanto o golfista vale se tirar a média dos atletas de alto nível. Este valor representa a sua marca, o quanto ele se destaca.

Mais importante do que quantificar quanto vale uma marca em um momento específico do tempo, medir ao longo de alguns anos pode dizer quais empresas estão crescendo, como a Nike, e quais estão diminuindo, como a Reebok, cujo valor caiu 5,7% em relação ao ano passado.

E MAIS: 10 times mais valiosos do futebol americano

Veja na galeria de fotos as dez empresas esportivas com marcas mais valiosas de 2015:

iStock
Getty Images
Getty Images
Divulgação
Getty Images
Divulgação
Divulgação
Getty Images
Divulgação
Getty Images