Universidade de São Paulo atinge melhor posicionamento em ranking internacional

5 de setembro de 2016

Jorge Maruta

A Universidade de São Paulo (USP) chegou à sua melhor posição em todas as 13 edições do ranking QS World University Rankings divulgado hoje (6) pela líder global em informações, pesquisas independentes e soluções em educação superior e carreiras QS Quacquarelli Symonds. A USP – a brasileira mais bem colocada – subiu para a 120ª colocação. Pela quinta vez consecutiva, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) ficou com a primeira posição entre as melhores universidades do mundo.

O Brasil segue liderando o ensino superior na América Latina, com 22 universidades listadas no ranking, à frente da Argentina, com 16, e do México, com 14. As três instituições brasileiras no Top 400 avançaram: A Unicamp ganhou quarto posições, ficando na 195ª, enquanto a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) passou da 323ª para a 321ª.

VEJA TAMBÉM: 28 universidades que mais formam bilionários nos EUA

O crescimento da USP é resultado do aumento dos itens Reputação Acadêmica e Reputação do Empregador. No âmbito dessas métricas, a Universidade se destaca entre as Top 50. No entanto, o bom ano da USP é um raro ponto alto para a educação superior brasileira, que teve um ano difícil: 18 das 22 universidades perderam posições na lista – oito delas, mais de 50 colocações, enquanto outras quarto saíram do Top 800, e outras três, do Top 500.

Veja na galeria de fotos abaixo a colocação das faculdades brasileiras no Top 700:

Jorge Maruta
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Eber Faioli
Divulgação
Divulgação