10 melhores universidades da América Latina em 2017

20 de julho de 2017

Reprodução

Em um feito inédito, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ultrapassou a Universidade de São Paulo (USP) no ranking de 2017 das melhores universidades da América Latina. A escola do interior de São Paulo ocupa, agora, a 1ª posição da lista.

VEJA TAMBÉM: 10 melhores universidades do mundo

De acordo com a revista “Times Higher Education” (THE), responsável pelo levantamento, a melhoria da universidade, que no ano passado ocupava a vice-liderança, deve-se à forte performance no quesito influência de pesquisas (medida por meio de quantidade de citações) e arrecadação de investimentos da indústria.

O Brasil tem, historicamente, boa performance na lista. Neste ano, emplacou cinco instituições no Top 10 e 18 no Top 50. Isso faz com que o país tenha o melhor desempenho da região em 2017. No entanto, em relação ao ano passado, o Brasil caiu, uma vez que 20 instituições perderam posições. Segundo a “THE”, o resultado é reflexo da necessidade de mudanças que as universidades brasileiras têm enfrentado.

LEIA MAIS: 50 universidades dos EUA que mais aceitam estrangeiros

Uma análise da pesquisa científica na América Latina, divulgada pela mesma publicação no mês passado, indicou que salários baixos, escassez de fundos e excesso de burocracia prejudicam as universidades da região. Para elaborar o ranking, a revista avalia os quesitos ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais.

Veja na galeria de fotos as 10 melhores universidades da América Latina em 2017:

Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução