Países onde as pessoas mais confiam na mídia

21 de janeiro de 2018

iStock

O crescente fenômeno das fake news evidenciou problemas já existentes no que diz respeito à precisão da cobertura jornalística, especialmente em assuntos como política, atualidades e eventos onde exista o envolvimento de pessoas inocentes.

VEJA TAMBÉM: 10 melhores lugares do mundo para viver

E, com esse tipo de notícia atingindo escalas cada vez maiores, poderia parecer óbvio que a maioria das pessoas deixasse de confiar na mídia. No entanto, segundo uma pesquisa da Pew Research Center em 38 países, uma média de 62% das pessoas diz que a mídia faz um bom trabalho ao reportar as notícias.

Os resultados do estudo apontam que os holandeses – 82% deles – são particularmente confiantes na cobertura feita pelos jornalistas de seu país. Em seguida estão os indianos, com 80%.

No Reino Unido, que passou por divisões agudas depois da votação do Brexit, 63% dos habitantes consideram a mídia precisa. No Brasil as pessoas são mais desconfiadas e o índice é de apenas 57%. A Grécia tem o pior posicionamento na pesquisa, com apenas 22% dos participantes dizendo que a cobertura no país é precisa.

Veja, na galeria de fotos, os países onde as pessoas mais confiam na mídia:

iStock
iStock
iStock
Getty Images
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).