O filme da turnê de Taylor Swift, o “Taylor Swift: the Eras Tour”, chegou aos cinemas dos EUA na quinta-feira (12) – um dia antes da data original, devido à alta demanda dos fãs –, e desembarca no Brasil em 3 de novembro. Mas mesmo antes da estreia, o filme já havia rendido ganhos milionários à cantora, e deve ultrapassar os US$ 150 milhões (R$ 757 milhões) em bilheteria neste final de semana – no mesmo nível de um longa de super-heróis da Marvel.
A pré-estreia no The Grove, em Los Angeles, na noite de quarta-feira (11) contou com uma aparição surpresa de Beyoncé, que também exibirá um filme da sua turnê Renaissance. As duas cantoras lideram a lista de turnês mais lucrativas da história.
A projeção para o primeiro final de semana de lançamento do “Taylor Swift: the Eras Tour” é de US$ 100 milhões a US$ 150 milhões no mercado americano e US$ 50 milhões ou mais no exterior, de acordo com previsões da distribuidora AMC Theatres.
Antes mesmo dessa estreia, Swift e sua equipe provavelmente ganharam quase US$ 60 milhões (R$ 302,9 milhões) com o filme, considerando apenas os números de pré-vendas de ingressos para este fim de semana. O longa gerou aproximadamente US$ 100 (R$ 500 milhões) em vendas de ingressos nos Estados Unidos antes do lançamento, segundo a distribuidora. E quebrou vários recordes de pré-venda nas últimas semanas, indicando que seu sucesso de bilheteria está apenas começando.
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A cantora deve ficar com cerca de 57% de todo o dinheiro gerado pela venda de ingressos dos cinemas. Essa é uma parcela maior do que o usual na indústria, e essa diferença se deve à decisão de Taylor Swift de ter um plano de distribuição não-tradicional, fazendo parceria direta com a AMC Theatres, uma empresa com experiência limitada em distribuição de filmes, especialmente para um projeto dessa magnitude. Ou seja, Swift eliminou o negociador intermediário, resultando em maiores porcentagens dos ganhos com o filme para si.
É importante lembrar que os US$ 60 milhões (R$ 302,9 milhões) da previsão são baseados exclusivamente em ingressos vendidos em pré-vendas. É provável que esse número aumente significativamente nas próximas semanas e meses, à medida que o filme continue a ser exibido nos cinemas pelo mundo e atrai milhões de fãs. Os ganhos totais de bilheteria devem crescer, especialmente do final de outubro ao começo de novembro, assim como o valor que Swift vai receber.
O filme “Taylor Swift: the Eras Tour” custou entre US$ 10 milhões (R$ 50,5 milhões) e US$ 20 milhões (R$ 101 milhões) para ser produzido, então já recuperou esse orçamento só com as vendas pré-estreia. Swift já deve receber entre três a seis vezes o custo de produção do filme, e esses lucros só vão aumentar com a estreia.
5 lições de liderança para aprender com Taylor Swift
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Getty Images 1. Assuma uma posição
Durante anos, Swift fez o que lhe foi dito. Ela se afastou de assuntos controversos por causa da reação dos outros caso tomasse uma posição política ou promovesse uma visão que não fosse aprovada pelo seu público. Se ela discorda de uma determinada situação, ela fala sobre ou escreve uma música para expressar seus valores.
No trabalho, muitas vezes nos dizem para seguir o fluxo e não criar controvérsias. Fazemos isso por medo do que acontecerá se formos contra a correnteza. Não deixe que o medo te impeça de fazer o que é certo. Se você vir um problema, diga alguma coisa. Assuma uma posição.
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Reprodução/Forbes 2. Entenda seu poder
Quando um homem que ela acusou de agredi-la a processou em 2015, ela pediu um dólar como indenização e ganhou o processo. Não deve ter sido fácil para Taylor reviver esse momento aos olhos do público, mas o medo não a impediu de fazer o certo.
Quando entrou em uma disputa judicial a respeito dos direitos autorais de suas produções, Swift assumiu o controle da discussão e prometeu aos fãs que regravaria as músicas – apesar de ter perdido os direitos de suas canções à ex-gravadora. Muitos da indústria musical esperavam que ela falhasse miseravelmente na regravação dos seus antigos álbuns. No entanto, eles não notaram que, ao longo dos anos, Swift construiu uma base de fãs comprometida em vê-la ter sucesso. De acordo com a Billboard, desde o dia do lançamento até a última semana, o álbum Red (Versão de Taylor) – produção regravada pela cantora – vendeu 1,56 milhões de unidades, de acordo com a plataforma de dados de vendas musicais Luminate. Em comparação, o álbum original Red vendeu 351 mil unidades no mesmo período.Quanto mais sucesso você tem, mais as pessoas esperam que você falhe. Parece cruel, mas é verdade – a menos que você tenha dedicado tempo para cultivar seus relacionamentos em todo o ramo no qual você atua. Agora é a hora de construir sua base de fãs; assim, quando você cometer um erro (o que vai acontecer), as pessoas estarão torcendo para que se recupere.
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Shannon Stapleton/Reuters 3. Se atualize constantemente
Vi Swift cantar ao vivo pela quarta vez em minha vida e fiquei impressionada com sua capacidade de se superar a cada apresentação. Sua resiliência, criatividade, atenção aos detalhes e desejo de dar aos fãs uma experiência que eles nunca esquecerão são admiráveis!
E você? Você está se apresentando da mesma maneira de vários anos atrás ou tem se atualizado? Se não está buscando melhorar suas habilidades, você está ficando para trás. Tenha a mentalidade de melhoria contínua todos os dias.
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KevinWinter/GettyImages 4. Invista na sua marca
Taylor Swift estabeleceu uma das marcas mais reconhecidas do mundo. Ela é fiel à sua voz, uma profissional de marketing incrível e uma empresária experiente. Ela é uma das poucas pessoas na indústria com acordos para vender seus produtos licenciados fora dos estádios onde toca, o que permite que os fãs que não conseguem ingressos para seu show ainda se envolvam na experiência de Taylor Swift, que fortalece ainda mais sua marca.
O que você tem de mais importante na sua carreira é a marca. Sua marca é o que as pessoas pensam sobre você quando você não está presente. Por que tantas pessoas não conseguem construir uma marca forte? Muitas não se sentem à vontade para se autopromover. Eu digo que se não chamarem a atenção para si mesmas, não serão ouvidas em um mar de pessoas. Você pode ser ótimo no que faz, mas ninguém jamais saberá disso se você não demonstrar essas habilidades para outras pessoas.
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Getty Images 5. Seja firme em suas posições
Isso vale para todas as mulheres que tentam ser “boas meninas” por medo do que os outros vão dizer. Uma das minhas músicas favoritas de Taylor Swift que ela toca na turnê é “If I Were a Man” (Se Eu Fosse Um Homem, em tradução livre). A música é sobre como a vida de Swift é julgada em comparação às de homens em posições semelhantes. É uma música com a qual muitas mulheres conseguem se identificar.
Por mais que gostemos de acreditar que as mulheres são tratadas igualmente no ambiente de trabalho, esse não é o caso. De acordo com o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, as mulheres recebem, em média, 83,7% anualmente do que os homens recebem, embora as mulheres tenham mais anos de estudo do que os homens. Enquanto os homens são considerados assertivos, as mulheres são chamadas de agressivas. Se, por um lado, os homens são promovidos com base em seus potenciais de crescimento, as mulheres só são promovidas com base no desempenho que têm.
Se você é mulher e tem que trabalhar duas vezes mais que seus colegas homens, tome uma atitude. Conheça o seu valor e esteja preparada para buscar outras oportunidades se, como Taylor Swift, você estiver cansada de correr o mais rápido que puder.
1. Assuma uma posição
Durante anos, Swift fez o que lhe foi dito. Ela se afastou de assuntos controversos por causa da reação dos outros caso tomasse uma posição política ou promovesse uma visão que não fosse aprovada pelo seu público. Se ela discorda de uma determinada situação, ela fala sobre ou escreve uma música para expressar seus valores.
No trabalho, muitas vezes nos dizem para seguir o fluxo e não criar controvérsias. Fazemos isso por medo do que acontecerá se formos contra a correnteza. Não deixe que o medo te impeça de fazer o que é certo. Se você vir um problema, diga alguma coisa. Assuma uma posição.
*Hugh McIntyre é colaborador sênior da Forbes USA. Ele é um jornalista que cobre música e já escreveu para veículos como The Huffington Post, Billboard, The Hollywood Reporter e MTV.
(Traduzido por Gabriela Guido)