O plano inicial da companhia familiar que faturou 160 milhões de euros em 2013 era iniciar sua operação no Brasil em 2005. O sonho, no entanto, foi adiado e só se concretizou agora. Em visita recente ao país, Jean-Nicolas Vernin, CEO e herdeiro da companhia, conversou com FORBES Brasil. “O Brasil é o primeiro país do mundo onde iniciamos uma subsidiária pela área de dermocosméticos e não pela farmacêutica, o que indica o enorme potencial do mercado”, explica.
Uma das estrelas da Topicrem, marca que está presente em 50 países e responde por 10% da receita do laboratório farmacêutico, é o Leite Corporal Ultra Hidratante, com 2% de ureia e 10% de glicerina e a promessa de amenizar os sinais de ressecamento da pele por até 24 horas. Ele foi criado para tratar o problema de eczema do irmão de Vernin, ainda criança. “Meu pai o criou porque o que havia à época, na França, eram produtos muito oleosos, ruins de usar.” Foi assim que, em 1993, nasceu o produto que buscava oferecer conforto e alívio em uma textura fluída de alta hidratação sem ser gordurosa. Hoje, segundo a IMS Health, consultoria que analisa vendas em farmácias e drogarias, o produto da Topicrem é o número um em vendas de leites hidratantes corporais na França, na embalagem grande.
No Brasil, a Topicrem vai disputar diretamente os consumidores acostumados a usar os dermocosméticos das também francesas Vichy e La Roche-Posay (marcas globais e fortes da L’Oréal), Avène, dentre outras referências na área. Mas o que leva Topicrem a entrar na briga com esses pesos-pesados? “Temos três receitas para o sucesso: a fórmula de qualidade, o preço acessível e o produto voltado a toda família”, aposta.