O que todo empreendedor da área da maconha deve se perguntar

Abrir um negócio é mais difícil quando o produto tem divergências na legalidade

Compartilhe esta publicação:
iStock

iStock

Acessibilidade


Abrir um novo negócio é complicado o suficiente – os fundadores têm de achar um lugar para a loja, contratar bons funcionários, administrar o caixa, vender seus bens ou serviços e, às vezes, contratar especialistas. Legalizada em alguns estados dos Estados Unidos e do Canadá e no Uruguai, um negócio relacionado à maconha dá ainda mais trabalho. Por isso, os empreendedores dessa área devem estar cientes dos problemas que enfrentarão.

Há consultores que podem ajudar em termos legais, financeiros e de outras áreas, mas é importante checar o quanto se pode dar credibilidade a pessoa. Eles podem ser tão novos no ramo quanto empreendedores.

Essas são nove perguntas que os donos de negócios de cannabis devem se fazer antes de abrirem uma startup:

  • Onde será o estabelecimento? O dono do espaço, caso aluga ou integrado a outros, é favorável à droga? As restrições legais de cada lugar do mundo podem variar.
  • O que a lei obriga a fazer na minha loja? É necessário ter vidros opacos ou câmeras?
  • Como divulgar a startup? A lei na maioria dos países geralmente proíbe propagandas na TV, rádio, mídias sociais e outros veículos.
  • Como pagar as contas ou depositar dinheiro? Normalmente não é permitido aos bancos que trabalhem com companhias que vendam ou comprem maconha, então, as opções são limitadas.
  • Como eu vou administrar os impostos? Negócios relacionados a cannabis estão desqualificados da dedução das taxas.
  • Será que eu posso contratar especialistas em maconha, mesmo que eles tenham alguma passagem pela polícia? A política da sua empresa permitirá o uso da droga no horário de trabalho?
  • Quem te ajudará a promover seus interesses? Estabelecimentos desse tipo ganham nome ao serem apoiados por “organizações”, “federações” e “associações” que apoiam o uso da droga.
  • Vale o esforço para permanecer legal? Mesmo na legalidade, existe risco de a startup ser processada na lei federal.
  • Em que momento a concorrência vai aparecer? Outras lojas da mesma área, a companhias de cigarro e outras empresas que não poderiam estar no mercado podem se normalizar e tomar espaço no mercado.

As respostas para essas perguntas podem varias de acordo com o local. Então, se você pensa em mudar de vida e correr para um lugar onde a erva é legalizada, é preciso refletir primeiro.

Compartilhe esta publicação: