Facebook cria nova ferramenta para personalização do Feed de Notícias

9 de julho de 2015

iStock

O Facebook acaba de mudar a linha do tempo. Com o objetivo de tornar a rede social mais personalizada para seus usuários, novas ferramentas foram inseridas para que as pessoas possam controlar exatamente o que é visto no feed de notícias.

As mudanças ficam na parte de configurações do aplicativo. Uma vez lá, é preciso entrar em “Preferências do Feed de Notícias”. São quatro sessões: quem tem prioridade para ser visto, deixar de seguir pessoas, reconectar-se com pessoas que deixaram de ser seguidas e descobrir novas páginas.

RANKING: 25 celebridade do Brasil mais seguidas nas redes sociais 

A maior diferença está em poder priorizar quem o usuário deseja no feed. Essa ferramenta permite que se escolha páginas e pessoas para sempre estarem no topo da linha do tempo. É possível selecionar até 30 contas como prioridade.

Greg Marra, gerente de produtos do Facebook para o Feed de Notícias, conta que a ideia surgiu depois que a possibilidade de deixar de seguir usuários virou realidade. Essa opção faz com que as postagens de pessoas selecionadas parem de aparecer na linha do tempo. Marra, em entrevista ao site “Mashable”, disse que os pedidos para uma ferramenta que permitisse acompanhar mais de perto algumas pessoas – em vez de só poder afastar outras – eram muitos.

A novidade também relembra pessoas que o usuário deixou de segui-las e dá a opção de voltar a acompanhar os seus posts. Além disso, o Facebook faz recomendações de novas páginas para serem seguidas, baseadas em outras curtidas e no que seus amigos acompanham. Essa mudança pode ajudar páginas de organizações menores, que se perdem no meio de tantas atualizações.

LEIA MAIS: Facebook pode lançar plataforma de música 

Quem não quiser mudar nada nas preferências do Feed de Notícias não notará diferenças.

Por enquanto, a novidade só funciona no aplicativo do Facebook para dispositivos com sistema iOS. No entanto, a empresa afirma que, em poucas semanas, já estará disponível para Android e desktops.