Foi só em 1913 que a Academia Francesa de Medicina nomeou oficialmente La Roche-Posay como cidade termal, o que passou a atrair multidões de dermatologistas e pacientes. Até hoje, foram criadas cerca de 400.000 terapias à base da água local, que apresenta pH neutro e é rica em selênio (um mineral antioxidante que neutraliza os radicais livres). Por ano, cerca de 8.000 pacientes viajam para lá — alguns com tratamento pago pelo governo francês.
Neste ano, um negócio fundado em 1975 pelo farmacêutico francês René Levaye completa 40 anos. Trata-se do Laboratoires Pharmaceutiques La Roche-Posay, que nasceu para criar produtos para a pele sensível dos pacientes em tratamento. Hoje, os produtos da marca vendidos em farmácias de 50 países completa 15 anos de Brasil. “A operação brasileira é a mais importante depois da França”, revela Délio de Oliveira, diretor-geral da divisão de cosmética ativa da L’Oréal, dona da marca desde 1989.
Os três mais vendidos são Anthelios (linha de protetores solares), Effaclar (linha para tratamento de peles oleosas ou acneicas) e Kerium (linha de cuidados com o cabelo e couro cabeludo). Todos os produtos da marca levam água termal e visam o tratamento, caso do recém-lançado Effaclar BB Blur, uma base em textura musse que uniformiza o tom da pele e promete controlar a oleosidade por nove horas.