Nova tecnologia transforma fotografias em obras de arte

3 de setembro de 2015

Divulgação

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Tübingen, na Alemanha, desenvolveram um novo algoritmo capaz de transformar fotografias em verdadeiras obras de arte de grandes pintores, como Van Gogh e Picasso.

O novo programa é considerado uma tecnologia que pretende “revolucionar” o mundo das artes por traduzir imagens em traços de pinturas. Segundo os pesquisadores, isso é feito a partir de combinações e ajustes de detalhes que resultam em obras artísticas.

TECNOLOGIA: Grandes empresas de tecnologia se unem para criar novo formato de vídeo

O algoritmo, tecnicamente chamado de “mecanismo de aprendizagem profunda”, já é usado por grandes empresas do setor tecnológico, como o Google, para o reconhecimento e análise de ilustrações e relíquias de arte.

Para anunciar a nova tecnologia ao público, os desenvolvedores do programa divulgaram uma fotografia de apartamentos europeus à margem de um rio, transformada em pintura com traços de obras do norueguês Edvard Munch e do holandês Van Gogh, conhecidas como “O Grito” e “A Noite Estrelada”, respectivamente.

Em artigo publicado pelos pesquisadores, eles afirmaram: “Aqui nós introduzimos um sistema artificial com base em uma rede neural profunda que cria imagens de alta qualidade perceptual”.

CONHEÇA TAMBÉM: 5 apps para suas fotos do celular profissionais

Ainda segundo os estudiosos, a união de estilo e conteúdo ainda está em desenvolvimento, pois “quanto mais fiel à imagem ao estilo da obra de arte, mais chances do conteúdo original sair distorcido”. Além disso, por enquanto, a capacidade das máquinas se limita em cópias de modelos e estilos de pinturas já existentes.