RANKING: 14 marcas de luxo que mais venderam carros em 2015
O executivo desembarca no país depois de passar oito anos na Rússia (entre Volkswagen e JLR) e quatro meses na China, onde foi responsável por reestruturar as vendas da montadora de luxo inglesa. Sua presença por aqui não é à toa: foram investidos cerca de R$ 750 milhões para a construção da fábrica carioca, com previsão para ser inaugurada ainda neste primeiro semestre, “depois de abril”. Dois modelos já foram confirmados para produção: Range Rover Evoque e o recém-lançado Discovery Sport.
E MAIS: 5 carros mais bonitos do Salão de Detroit
“Se você olhar para mercados mais maduros, o segmento de luxo representa uma fatia de 10%. Imagina quando o Brasil atingir este nível. É um mercado grande a ser explorado”, explica Dmitry Kolchanov, diretor de mercados internacionais da marca. Segundo ele, o mercado nacional tem entre 15.000 e 16.000 veículos premium. Witteman afirma, no entanto, que o Brasil ainda é um país caro para a fabricação, por seu tamanho comparado ao volume da demanda.
Outro objetivo da multinacional é reforçar o nome Jaguar, que, historicamente, não tem presença forte no Brasil. “Há alguns anos, eram só duas lojas, no Rio e em São Paulo. Agora, temos muitos pontos de vendas espalhados pelo país”, afirma Kolchanov. Não foi divulgado, no entanto, quando, ou se, a fábrica carioca começará a produzir veículos da marca.