Conheça os bilionários envolvidos com offshores do Panamá

4 de abril de 2016

Getty

Um dos maiores vazamentos de informação sobre o financiamento offshore mundial, o chamado Panama Papers, descobriu uma das grandes portas de entrada dos paraísos fiscais. O documento também cita nomes de algumas das personalidades mais ricas e poderosas do mundo. As informações supostamente vieram de uma fonte anônima ao Süddeutsche Zeitung, um jornal alemão investigativo, responsável por compartilhar com o resto do mundo.

Depois de um trabalho de investigação de um ano, o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e mais 100 parceiros começaram a publicar cerca de 11,5 milhões de arquivos. Entre eles, e-mails, notas fiscais, extratos bancários, etc. Alguns dos vazamentos vieram do escritório de advocacia Mossack Fonseca, do Panamá, que é, declaradamente, um dos maiores escritórios do mundo. De acordo com o ICIJ, os arquivos abrangem o período de 1977 a dezembro de 2015 e incluem detalhes de 214.000 entidades, 140 políticos, incluindo a presidência da Argentina, o primeiro ministro da Islândia e o rei da Arábia Saudita.

LEIA MAIS: 29 bancos mais importantes do mundo

Os arquivos também têm detalhes de, pelo menos, 33 pessoas e empresas que já estavam na lista negra dos Estados Unidos, incluindo barões da droga mexicanos e organizações terroristas. Além disso, o relatório inclui 29 bilionários da lista dos 500 mais ricos de FORBES, bem como a estrela do cinema Jackie Chan e o astro do futebol Lionel Messi, que ficou em quarto lugar dos atletas mais bem pagos de 2015 listados por FORBES. Mas muitos dos 29 bilionários ainda não foram identificados, no entanto, nós encontramos algumas referências capazes de apontar alguns nomes não tão surpreendentes aos leitores.

RANKING: 70 maiores bilionários do mundo em 2016

Os EUA agora têm exigido que bancos e governos estrangeiros entreguem dados secretos sobre os seus depositantes. Fora do país, bancos e instituições financeiras de todo o mundo devem revelar detalhes sobre as contas de norte-americanos sob risco de grandes penalidades.

E AINDA: Como o genro de Putin se tornou o bilionário mais jovem da Rússia

Veja na galeria de fotos abaixo alguns dos nomes de bilionários ou ex-bilionários que são mencionados nos relatórios ou têm ligações com entidades mencionadas, apesar dos documentos oficiais ainda não terem sido disponibilizados:

Getty
Getty
Getty
Getty
Getty
Getty
Beny Steinmet
Getty
Getty