3 lições básicas de negócios das melhores escolas de moda do mundo

25 de agosto de 2016

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Dos ternos da Rua Savile Row às minissaias da Rua Carnaby, Londres é, há tempos, uma das principais capitais da moda no mundo. E não é só de lojas que vive o espírito fashion da cidade: a capital inglesa abriga algumas das maiores escolas do segmento.

A agência The Business Of Fashion acaba de publicar o ranking dos melhores cursos de moda e design do mundo e cinco das doze primeiras faculdades ficam na terra da rainha. Entre cursos livres, programas de graduação e lojas espalhadas por toda da cidade, a indústria da moda contribuiu com US$ 34 bilhões para a região somente em 2014.

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No topo da lista, está a escola Central Saint Martins, que formou nomes como Stella McCartney, John Galliano e Alexander McQueen. Os estilistas que saem dali costumam abrir seus próprios negócios e muitas criações que nasceram por lá hoje vestem Madonna, Beyoncé e outros ícones fashion.

Essa não é a realidade do mercado, no entanto. De acordo com a The Business Fashion, 95% das startups de moda fecham nos seus primeiros cinco anos de funcionamento. Isso porque, segundo a CEO da agência Imran Amed, os alunos de muitas instituições não são preparados para lidar com o mercado. “Uma vez fora das universidades, eles não percebem que não foram preparados para lidar com negócios.”

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Por isso, as instituições avaliadas precisam ter em seu programa disciplinas que ensinem seus alunos a lidarem com a realidade de negociações e burocracias. Veja na galeria de fotos alguns dos assuntos que as melhores escolas de moda do mundo ensinam seus estudantes na hora de abrirem o próprio negócio:

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