Atualização do Instagram pode prejudicar Snapchat

25 de maio de 2017

iStock

Recentemente, o Instagram anunciou uma atualização que inclui uma ferramenta que será muito familiar para os fãs de seu concorrente, o Snapchat.

LEIA TAMBÉM: Stories, do Instagram, deve superar Snapchat

A rede social de fotos instantâneas, Instagram, agora oferece um conjunto de oito filtros para o rosto que adicionam efeitos especiais nas selfies, como orelhas de animais ou coroas. Se isso tudo soa familiar é porque, provavelmente, você já se deparou com essas características no Snapchat.

Os filtros de rosto, ativados ao abrir a câmera e clicar no ícone que fica no canto inferior direito da tela, podem ser usados em ambas as câmeras e também nos Boomerangs – aplicativo que grava um curto vídeo que é repetido diversas vezes.

(Reprodução/Forbes)

Nova atualização permite filtros para o rosto (Reprodução/Forbes)

A atualização também vem com a ferramenta Rebobinar, que permite a criação de vídeos que são exibidos de trás para frente (como se fosse um efeito especial), e com uma “etiqueta” com hashtags que levam os usuários a outra página referente ao conteúdo com apenas um toque. As hashtags também podem ser adicionadas em textos normais, apenas como citações.

Além disso, agora o aplicativo adicionou uma espécie de borracha, que apaga as etapas de qualquer coisa que você tenha criado. O Instagram sugere a utilização da ferramenta de forma criativa ao cobrir toda sua imagem com uma cor e, depois, apagar as etapas para revelar a fotografia.

(Reprodução/Forbes)

Agora é possível cobrir toda sua imagem com uma cor e, depois, revelar a fotografia (Reprodução/Forbes)

Com mais de 700 milhões de usuários mensais, sendo que 200 milhões deles usam diariamente o Stories, o Instagram não precisa se esforçar muito para se manter na frente do Snapchat, especialmente porque continua a reproduzir as ferramentas mais populares do concorrente. Seriam os filtros de rosto o golpe final contra a plataforma?

As novas ferramentas estão disponíveis na versão 10.21 da rede social para os sistemas operacionais iOS e Android.