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Algumas pessoas acreditam que é necessário trabalhar em uma companhia para aprender sobre os negócios com as dificuldades dos outros, antes de passar por essa situação por conta própria. No entanto, esse pode ser o pior conselho para um jovem empreendedor.
O pior conselho que se pode dar a um empreendedor é que ele trabalhe em outras empresas antes de começar seu próprio negócioDe acordo com o The Value Builder System, metodologia para reforçar o valor da companhia, há muitos fundadores de empresas em busca de uma saída. Alguns dos empreendedores têm sorte logo no começo, mas muitos experimentam um início difícil. Na verdade, a grande maioria falhou ou teve pouquíssimo sucesso antes de constatar sua primeira vitória verdadeira.
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A criação da Evandale Caviar
O negócio começou de forma um pouco desorganizada. Ao se formarem em uma universidade do Canadá, os três amigos pegaram o carro de Marien e dirigiram até a minúscula cidade de Evandale, em New Brunswick, onde tinha um dos poucos suprimentos naturais do esturjão-atlântico, um peixe cujas ovas são muito famosas na gastronomia.
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Eles então construíram uma empresa de pesca. Mas, assim que o negócio começou, em 2008, o mercado dos restaurantes de luxo começou a ficar instável. Logo depois, no mesmo ano, esses estabelecimentos estavam vivendo uma situação de muita fragilidade, e, no final de 2008, a indústria estava em completa crise.
Logo após fechar sua primeira empresa, o trio juntou-se novamente para começar um novo negócio: um comércio eletrônico de promoções chamado Buytopia. Os jovens empreendedores aprenderam muito com a Evandale e estavam indo bem em seu segundo negócio. Até que uma terceira ideia começou a surgir.
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De 0 a US$ 25 milhões em 12 meses
A jovem empreendedora e seus parceiros investiram mais de US$ 100.000 por mês (o dinheiro veio da Buytopia) e, em seis meses, tinham um produto pronto para ser lançado. A empresa foi inaugurada oficialmente em agosto de 2013 e foi um sucesso imediato entre consumidores e anunciantes. Após um ano, os fundadores já tinham ofertas de aportes de capital de risco e a empresa era avaliada em US$ 25 milhões.
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Foi aí que o Groupon fez contato e manifestou interesse em comprar a SnapSaves. Durante as negociações, os sócios pediram o dobro da oferta inicial e, menos de um ano após o lançamento da empresa, aceitaram ser adquiridos pelo Groupon.
Em uma entrevista, Michele contou que a SnapSaves jamais teria acontecido sem as lições aprendidas na Evandele. E é aí que está o segredo para muitos empreendedores de sucesso: eles tiveram seu primeiro negócio malsucedido até conseguir tempo, lugar e o capital necessários para conquistar o verdadeiro sucesso.