Como ter mais mulheres nas escolas de negócios

30 de junho de 2017

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A igualdade entre os gêneros já deveria ser algo conquistado em pleno século 21. No entanto, esta não é a realidade. Segundo a ONU, mais do que um direito humano fundamental, ele é totalmente necessário para um mundo mais pacífico, próspero e sustentável.

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Mas há algumas iniciativas, especialmente focadas no campo de educação superior (mestrados e MBAs) que estão colaborando para aumentar a presença das mulheres nas escolas de negócios – o que pode ser encarado como um primeiro passo para garantir a chegada de um número maior de executivas a cargos de destaque no mercado de trabalho.

Daniela Mendez, country manager da IE Business School no Brasil, escola de Madri focada em MBAs e mestrados nas áreas de finanças, marketing e empreendedorismo, conversou com FORBES sobre as maneiras de aumentar a presença de mulheres nas salas de aula.

Um dos fatores que mais afasta mulheres de um MBA é o desequilíbrio entre família e trabalho

Para a executiva, os fatores que mais afastam as profissionais de um MBA são o desequilíbrio entre trabalho, família e a idade associada a geração de filhos e a falta de exemplos inspiradores. Atualmente, do total de alunos dos cursos de MBA da IE, apenas 31% são mulheres.

Daniela também declara que, muitas vezes, há um desperdício de talento, pois, na maioria dos casos as mulheres têm uma grande excelência acadêmica e conseguem ter “insights” – o que significa compreensão e capacidade de discernimento – mais frequentes.

Confira na galeria de fotos 4 maneiras para aumentar a presença feminina em cursos de especialização:

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