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Há 10 anos listado na bolsa de tecnologia Nasdaq, a empresa se transformou no período em referência latino-americana no conceito de marketplace, fornecendo infraestrutura de tecnologia para que pequenos e grandes comerciantes possam vender online de balas a imóveis.
Mercado Livre teve, no ano passado, faturamento de US$ 256,3 milhões nos 18 países em que opera na América Latina mais Portugal, um crescimento de quase 30%Para a empresa de pesquisa de mercado Ebit, o comércio eletrônico brasileiro deve faturar cerca de R$ 50 bilhões este ano, um crescimento de 12% sobre 2016, apesar do cenário de crise econômica atravessada pelo país. O dado não inclui os números do Mercado Livre, que no ano passado teve faturamento de US$ 844,4 milhões nos 18 países em que opera na América Latina mais Portugal, um crescimento de quase 30%.
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Tolda, que está no Mercado Livre desde 1999, tendo passado antes pelos bancos de investimento BTG Pactual e Merrill Lynch, não deu dados específicos sobre o Brasil, mas afirmou que a operação brasileira representa cerca de metade dos negócios do Mercado Livre no mundo. E é com base nesse desempenho que ele previu que a companhia deverá, em 2017, superar pela primeira vez a B2W – dona de marcas que incluem Submarino, Americanas.com e Shoptime – como maior empresa de comércio eletrônico do Brasil.
Já as operações brasileiras do Mercado Livre, considerando que o Brasil representa cerca de 50% da companhia, teriam tido um GMV de cerca de US$ 1,17 bilhão (ou R$ 3,7 bilhões), crescimento anual de 31%, segundo cálculos da Reuters.
“Tem muito espaço ainda para todos crescerem no Brasil. O mercado nacional está mais em uma fase marcada pelo crescimento do bolo do que de roubo de fatias dos outros”, disse Tolda.
LOGÍSTICA
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Com o serviço, o próprio Mercado Livre se encarregaria da negociação de preços com transportadores, que disputariam uma espécie de leilão organizado pelo site para terem direito ao frete. A empresa também está discutindo parcerias com empresas gestoras de centros de distribuição para viabilizar a entrega do produto do grande fornecedor até os clientes finais dele, disse o executivo. “Estamos desenvolvendo tecnologia de operação de centros de distribuição. Em parte é por isso que compramos a Axado”, afirmou Tolda sobre a aquisição de R$ 26 milhões realizada no ano passado.
Segundo o executivo, o custo de frete é um dos principais entraves ao crescimento do comércio online no país, representando cerca de 15% a 20% do valor de cada produto ante níveis de 10 % ou abaixo disso em países como México e Colômbia.
PAGAMENTOS
A principal fonte de receita do Mercado Livre é a cobrança de comissões sobre as vendas realizadas no site, mas a área de sistemas de pagamento eletrônico tem passado por forte crescimento, o que tem colocado a empresa como rival também da líder do segmento no Brasil, a Cielo. O MercadoPago, a unidade de pagamentos do Mercado Livre, processou no primeiro trimestre 44 milhões de transações em toda a América Latina, um crescimento de 60% sobre um ano antes, enquanto na Cielo a expansão foi de 6%, a 1,72 bilhão de operações.
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O executivo não deu detalhes, mas no final de junho, Ignacio Caride, diretor-geral do Mercado Livre no México, afirmou que a empresa planeja conceder crédito para capital de giro a pequenas empresas e empreendedores do Brasil e México ainda neste ano. “A gente quer gerar mais volumes e a escassez de oferta de crédito no Brasil tem inibido a capacidade dos consumidores”, disse Tolda, citando que em 2016 o Mercado Livre tinha cerca de 35 milhões de usuários ativos no Brasil.
Para além do crédito, a companhia está buscando ampliar os usos de valores armazenados nas contas dos usuários do MercadoPago para que possam realizar pagamentos em estabelecimentos como postos de gasolina e até de transporte público, explicou Tolda. “Queremos que isso seja uma rede… Queremos mais usos para estes recursos, para que os usuários não tenham motivos para saírem do nosso ecossistema”, disse o vice-presidente de operações do Mercado Livre.